AtaNews Publicidade 728x90
06/09/2019 às 11h02min - Atualizada em 06/09/2019 às 11h02min

Prefeitura de Rio Preto entrega cem cadeiras de rodas motorizadas para o Centro Especializado em Reabilitação

Equipamento permite mobilidade aos pacientes que passam por tratamento

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Com 65 anos e sem conseguir andar há sete devido a um AVC (Acidente Vascular Cerebral), dona Guilherme Pereira Gonçalves se emocionou na manhã desta quinta-feira, dia 5, no Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Rio Preto. Guilhermina foi um dos cem pacientes a receber da Prefeitura de Rio Preto uma cadeira de rodas motorizada.

“Que vontade que eu tenho de sentir a areia e a água do mar nos meus pés. A cadeira vai ajudar pra que eu possa fazer comida com meu filho. Vai melhorar no cuidado da casa, porque hoje ele faz tudo sozinho”, comemorou com lágrimas nos olhos a aquisição do novo equipamento de locomoção.

A entrega das cadeiras de rodas motorizadas faz parte de uma parceria que envolve a Secretaria de Saúde de Rio Preto e o governo federal. Em 2013, o Ministério da Saúde incluiu o procedimento referente a cadeira de rodas motorizadas na tabela de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção do SUS.

A cadeira de rodas do tipo motorizada é um equipamento que auxilia pessoas que não conseguem utilizar nenhum tipo de cadeira de rodas de propulsão manual.

Rio Preto passou a entregar as cadeiras de rodas motorizadas a partir de 2014 com a concessão de 87 cadeiras, 49 em 2015, cem em 2016 e mantém este quantitativo anualmente. Foram novamente 100 modelos entregues agora. Cada cadeira tem custo estimado de R$ 5 mil e representa o que de mais moderno existe no mercado.

Ela é equipada com um motor elétrico de propulsão, permitindo que os indivíduos sejam capazes de conduzir sua própria cadeira de rodas e, assim, alcançar um nível significativo de mobilidade, autonomia e independência.

É indicada somente às pessoas que apresentarem incapacidade de deambulação, ausência de controle de tronco, cognição, audição e visão suficientemente preservados.

O assessor especial da Secretaria de Saúde de Rio Preto, André Baitello, afirma que as cadeiras representam mais mobilidade e qualidade de vida. “Faz uma diferença muito grande porque melhora muito a mobilidade das pessoas. Aumenta autonomia, o bem estar, uma questão de auto-estima”, diz.

O prefeito Edinho Araújo destacou a gestão humana que imprime em seu governo. “É muita emoção. É difícil transmitir a alegria dessas pessoas ao receber suas cadeiras elétricas. Uma administração humanizada, que olha para infraestrutura, saneamento básico, mobilidade, mas em primeiro lugar para as pessoas”, enfatizou.

Uma equipe de médicos e profissionais ligados ao setor de habilitação do Hospital de Barretos, Fundação Pio XII, liderada pelo doutor Leonardo Almeida de Paula, esteve acompanhando a entrega das cadeiras de rodas motorizadas e conhecendo a estrutura do Centro Especializado em Reabilitação, que foi remodelada e reinaugurada no dia 14 de junho.

O prédio do Centro Especializado em Reabilitação fica na rua São Paulo, 2.330, na Vila Maceno, e funciona das 7h às 18h.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »