AtaNews Publicidade 728x90
06/09/2019 às 10h47min - Atualizada em 06/09/2019 às 10h47min

Estes são os países que mais sofrem com a escassez de água

CRISE DA ÁGUA

HISTORY
Um novo artigo do World Resources Institute (WRI), um centro de estudos com sede em Washington, nos EUA, revelou dados alarmantes sobre o grande problema de falta de água enfrentado pelo mundo atualmente. Segundo o estudo, cerca de 2,6 bilhões de pessoas vivem em países em situação de estresse hídrico “extremamente alto”.

O estresse hídrico é medido pela quantidade de água extraída de fontes subterrâneas e superficiais em comparação ao total disponível. Entre os países com maiores problemas de escassez, encontram-se quase todos os do Oriente Médio, a Índia, onde o problema é cada vez mais grave, o Paquistão, a Eritreia, o Turcomenistão e Botsuana.
Quanto à América Latina, México e Chile são os países mais afetados. De acordo com a pesquisa, “o México enfrentará uma situação tão grave quanto a Índia, se nenhuma medida for tomada”. O Brasil não enfrenta uma situação tão grave, mas é necessário ter atenção. Um estudo recente sobre secas revelou que nos últimos sete anos choveu menos em todo o país, à exceção da região Sul. O período foi marcado pela maior seca em cem anos no Semiárido e pela pior seca da história recente do Sudeste.

A crise da água, em nível mundial, é consequência do crescimento da população, do aumento do consumo de carne, da intensificação da atividade económica e do forte impacto do aquecimento global. O artigo conclui que a escassez de água gerará graves problemas humanitários na sociedade, em curto prazo, a menos que se tomem medidas urgentes em nível mundial.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »