AtaNews Publicidade 728x90
04/09/2019 às 14h52min - Atualizada em 04/09/2019 às 14h52min

Prefeito participa da abertura do 5º Fórum de Agroecologia. Evento está em andamento no Sesc

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, participou na manhã desta quarta-feira, 4 de setembro, da abertura do 5º Fórum de Agroecologia

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O evento é organizado pela parceria envolvendo a Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental, Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê e Prefeitura de Birigui. O Fórum está em andamento no Sesc Birigui. As atividades acontecem das 9h às 16h.

Além do prefeito, a abertura reuniu a prefeita de Lourdes, Gisele Tonchis (atual presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê), o secretário de Meio Ambiente de Birigui, Juliano Salomão, o engenheiro do DAEE Birigui, Luiz Otávio Manfré, vereadores da região, representantes de órgãos de classe, comunidade acadêmica, técnicos, consumidores e agricultores.

O Fórum conta com oficinas, palestras e diversas atividades. Haverá certificação de participação aos presentes.

“O fórum é um espaço democrático de socialização, experiências e conhecimentos agroecológicos. O evento permite a troca de saberes entre os participantes”, falou o educador ambiental Jefferson Rabal, diretor de Meio Ambiente de Birigui e um dos organizadores do evento.



Usando a palavra, o prefeito de Birigui destacou algumas ações realizadas no município voltadas ao segmento da agroecologia.

“Em 60 pontos da cidade temos hortas comunitárias, onde os próprios moradores cuidam de suas hortaliças. O espaço e o suporte técnico são oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Birigui”, citou Salmeirão.

O prefeito também destacou a implantação do projeto Agrofloresta Urbana de Birigui, que atende famílias cadastradas nos Centros de Referência da Assistência Social.



Espaços da administração, entre eles áreas verdes, são oferecidos para o plantio de árvores nativas, legumes, tubérculos, frutas e verduras.

“Visando a preservação das árvores da cidade, a Prefeitura de Birigui também inovou, instalando nas avenidas das Rosas e São Francisco postes de iluminação com lâmpadas LED abaixo das árvores, aumentando a segurança, melhorando a iluminação e preservando o meio ambiente”, falou o prefeito municipal.

Com previsão de encerrar os trabalhos para o almoço às 12h, as atividades do período da tarde começam às 14h.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO PERÍODO DA TARDE:

14h - Oficinas e roda de conversa

- Roda de conversa sobre Agroecologia Familiar, troca de sementes crioulas e Projeto Paraná Mais Orgânico

Facilitador: Ecofam / Letícia Macedo Pereira

- Oficina: Como melhorar a nutrição com plantas alimentícias não convencionais (Panc's)

Facilitador: Drielly Viudes e Nathalia Teixeira

- Oficina: Preparados agroecológico - Saúde no solo

Facilitador: Oliver Blanco

16h – Encerramento

 


PREFEITURA DE BIRIGUI
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »