03/09/2019 às 14h45min - Atualizada em 03/09/2019 às 14h45min

Qual é a melhor forma de prevenir pulgas em cães e gatos?

Henrique Marsura
Foto: Divulgação
Cuidar bem do nosso pet é sinal de carinho e amor, mas também de responsabilidade. Existem vários parasitas que podem causar doenças sérias em nossos animais. Neste artigo, falaremos de um deles: as pulgas. Veja como preveni-las usando remédio antipulga e tendo outros cuidados com o seu pet.
 
As pulgas causam muito desconforto em cães e gatos. Geralmente, estes parasitas se instalam com mais facilidade em estações mais quentes como o verão e a primavera. Temperaturas altas, chuvas fortes e muita umidade são a combinação perfeita para que as pulgas se espalhem.
 
O problema é bem sério! Dependendo do caso, as pulgas podem gerar doenças mais graves no animal como verminoses e reações alérgicas. É preciso entender como podemos prevenir o nosso pet desses parasitas. Então, vamos lá!

Como saber se o meu pet está com pulgas?

O primeiro sinal da presença de pulgas no animal é uma coceira constante. Devido a isto, o pet começa a se lamber, se coçar e até se morder com mais frequência. As pulgas podem se espalhar por todo o corpo do animal, mas geralmente são mais encontradas na barriga, no pescoço e atrás das orelhas.
 
Ao perceber uma coceira no animal, você deve fazer uma vistoria na pele do seu pet, como explicaremos abaixo:
 
       Olhe a pele do animal: Existem pentes especiais para isto. Passe-o com cuidado na pele do seu pet e divida o pelo. Caso, você note que entre os pelos, há bichinhos de cor escura tentando se esconder, saiba que ele está com pulgas,
 
       Dê um banho no animal: A dica é deixar o ralo fechado na hora do banho. Dessa maneira, você poderá observar se pontinhos pretos ficaram no ralo, isso indica que provavelmente seu animal está com pulgas.

Como prevenir meu pet de ter pulgas?
 

Existem várias formas de prevenir seu pet contra pulgas, abaixo vamos citar as mais eficazes. Confira:

Produtos antipulgas
 

Uma forma eficiente de prevenir a contaminação de pulgas em seu pet é usar produtos específicos para isso. No mercado de petshop, existem muitas boas soluções, que conseguem eliminar as pulgas em uma única aplicação.
 
O cuidado deve ser constante, então é preciso sempre ter estes produtos a sua disposição para usá-los regularmente. Se preciso, consulte um veterinário para receber as indicações corretas de produtos para o seu pet.
 
Veja abaixo quais são os principais produtos antipulgas:
 
       Coleiras: as coleiras antipulgas possuem substâncias de combate aos parasitas que se espalham pelo organismo do animal. Elas se destacam pela praticidade, não incomodam ou atrapalham nenhum movimento do seu pet e tem boa durabilidade;
 
       Shampoos e sabonetes: Esses são itens de uso rotineiro que são bastante eficientes contra as pulgas. Como possuem substâncias químicas, que podem trazer outras complicações caso sejam ingeridas pelo animal, o ideal é que você leve o seu bichinho a um petshop para aplicação,
 
       Pipetas: Esse é um produto aplicado diretamente no pelo do animal. As pipetas se destacam pela durabilidade e eficiência. Porém, elas são mais recomendadas para uso em animais adultos e não em filhotes.

Cuide do ambiente!
 

As pulgas não se alojam somente nos animais, elas podem se espalhar em qualquer ambiente. Então, não adianta muito cuidar bem do seu pet e não se preocupar com a sua casa.
 
Sempre mantenha os cômodos da sua casa bem limpos e desinfetados. Além disso, você pode usar alguns produtos próprios para evitar a infestação de pulgas pela casa, como, por exemplo:
 
       Sprays e inseticidas (consulte as recomendações do fabricante para realizar a aplicação),
       Talco (coloque um pouco da substância no aspirador de pó e aplique em sua casa).

Leve o seu pet ao veterinário
 

Fazer o acompanhamento do seu pet com um veterinário é fundamental para a saúde do animal. No caso da infestação de pulgas, o profissional pode prescrever os remédios certos para o tratamento, dependendo do caso.
 
Como muitos dos produtos antipulgas possuem contraindicações, dependendo do organismo do animal, fazer uma consulta ao veterinário é essencial. Por ser um especialista, ele está capacitado para indicar medicamentos que não causem nenhum tipo de dano ou efeitos colaterais em seu pet.
 
E aí, anotou tudo? Não tem segredo! Siga nossas dicas e proteja o seu pet das pulgas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »