AtaNews Publicidade 728x90
03/09/2019 às 10h08min - Atualizada em 03/09/2019 às 10h08min

Secretaria de Saúde promoveu capacitação de Manejo da Sífilis em Gestantes

Assessoria de Imprensa
Foto: Secretaria de Saúde de Birigui
A Secretaria de Saúde de Birigui, por meio do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites virais, promoveu no dia 30 de agosto uma nova capacitação de Manejo da Sífilis em Gestantes e Sífilis Congênita, destinada à médicos e enfermeiros da rede básica de saúde.

Essa ação faz parte do calendário de pactuação do Plano de Ações e Metas do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites virais e teve como objetivo a eliminação da sífilis congênita (quando bebê nasce com sífilis) no município.

Ações como essas são importantes para que a Secretaria de Saúde tenha uma padronização nas condutas, além de mais agilidade e efetividade no atendimento aos casos de sífilis nas gestantes e crianças.



A sífilis é uma doença completamente curável, desde que o tratamento adequado seja realizado, evitando assim a transmissão da doença, que se dá através de relações sexuais desprotegidas.

As palestras do dia foram ministradas pelo coordenador do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites virais, Caio César Mafi Silva, que falou sobre a situação epidemiológica do município nos últimos 6 anos e parabenizou o comprometimento e trabalho dos médicos e enfermeiros da rede de saúde pelo prêmio recebido em 2018, do Programa Estadual de IST/Aids pelos trabalhos no combate a sífilis congênita.

Já a palestra sobre Manejo da Sífilis em Gestantes e Sífilis Congênita foi ministrada pelo médico infectologista do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Igor Barcellos Precinoti.

Cabe lembrar que o diagnóstico da sífilis em gestantes é oferecido durante o pré-natal em todas as UBS de Birigui através do teste rápido e que o tratamento é realizado pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE), assim como o acompanhamento de todas as crianças que nasceram de mãe que tiveram sífilis na gestação.

Para outras informações, o Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites virais de Birigui atende pelo fone (18) 3643-6262.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »