AtaNews Publicidade 728x90
30/08/2019 às 12h19min - Atualizada em 30/08/2019 às 12h19min

Ministro da Educação erra duas vezes e escreve 'paralisação' com 'z' em ofício

Abraham Weintraub, ministro da Educação, escreveu ‘paralização’ duas vezes em ofício do ministério

Yah Notícias
Ofício de Weintraub foi enviado ao ministro da Economia, Paulo Guedes. (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
Documento foi enviado ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e manifestava preocupação com as verbas para 2020

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, escreveu, duas vezes, a palavra “paralisação” usando a letra Z em um documento oficial endereçado ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

O ofício enviado por Weintraub alertava que os recursos previstos para sua pasta para o ano que vem não são suficientes para a prestação de serviços públicos e pode levar à interrupção das atividades em universidades públicas.
A solução de Weintraub, conforme apontou no documento, é um aumento de R$ 9,8 bilhões em verbas de despesas discricionárias - não obrigatórias. Caso o aumento seja concretizado, os recursos previstos para esses gastos chegarão ao patamar de R$ 26 bilhões.

“Com a redução de bolsistas de mestrado e doutorado, há paralização (sic) de pesquisas e risco de evasão de pesquisadores para atuação no exterior, comprometendo o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país”, escreve o ministro na página 4 do ofício, datado de 15 de agosto deste ano.

"O referencial monetário apresentado ao MEC impossibilita a destinação de menos da metade do orçamento que as universidades e institutos possuem atualmente. Com isso, haverá a paralização (sic) de cursos, campi e possivelmente instituições inteiras, comprometendo a educação superior e a educação profissional e tecnológica (EPT)", continua Weintraub na página 6.

Ainda no documento, o ministro da Educação citou pautas sensíveis do governo Bolsonaro, como ampliação do número de escolas cívico-militares. Weintraub também manifestou preocupação com o risco de “recepção desfavorável na sociedade em geral e na imprensa” se forem suspensas bolsas de estudo no País e exterior.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »