AtaNews Publicidade 728x90
30/08/2019 às 12h08min - Atualizada em 30/08/2019 às 12h08min

Inteligência Artificial perigosa é atualizada para escrever fake news

Sistema consegue contar histórias, escrever poemas e artigos tão bem quanto humanos

Olhar Digital
Foto: Imagem Ilustrativa
O modelo GPT-2, construído pela empresa de pesquisa OpenAI, era considerado "muito perigoso" para se tornar público devido à utilização abusiva. No entanto, uma versão atualizada mais poderosa do sistema, que pode ser usada para criar fake news e spam abusivo nas mídias sociais, foi lançada. O novo modelo foi treinado com um conjunto de dados de oito milhões de páginas da web e é capaz de se adaptar ao estilo e conteúdo do texto original, podendo finalizar um poema de Shakespeare tão bem quanto escrever artigos e epítetos.

Na época de sua criação, a OpenAI afirmou que devido às preocupações com aplicativos maliciosos da tecnologia, não estavam lançando o modelo treinado. Como um experimento de divulgação responsável, lançaram um modelo muito menor para os pesquisadores experimentarem". Alguns especialistas em Inteligência Artificial experimentaram o sistema para verificar o quanto ele ele seria eficaz.

Segundo a The Next Web, o sistema é “quase bom o suficiente para ser usado como uma inteligência artificial destinada à geração de textos – quase”. O repórter Tristan Greene testou a atualização e ficou alarmado com os resultados. “Estou com medo do GPT-2, porque representa o tipo de tecnologia que os seres humanos maus usarão para manipular a população - e, na minha opinião, isso o torna mais perigoso do que qualquer arma", acrescentou.

A IA funciona da seguinte forma: "você fornece um comando e ela quase que instantaneamente solta um monte de palavras. O que é assustador é que funciona”.

A OpenAI foi fundada em 2015 com o objetivo de promover e desenvolver inteligência artificial como forma de beneficiar a humanidade. Elon Musk foi um dos financiadores iniciais do projeto, mas não está mais envolvido com a empresa.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »