AtaNews Publicidade 728x90
30/08/2019 às 11h34min - Atualizada em 30/08/2019 às 11h34min

Educação financeira para jovens: 4 coisas que você precisa saber

Alan Medeiros
Com o começo da idade adulta, muitos jovens encontram dificuldades em se manter estáveis financeiramente. Aqueles que não tiverem desde o começo uma educação financeira adequada entram na idade adulta com crédito fácil e acabam se perdendo e ficando endividados logo cedo.
Por conta disso, existem quatro coisas importantíssimas que todo jovem deve saber para ter uma vida financeira saudável e nós te mostramos como sair do buraco e fazer boas escolhas de modo a viver com mais tranquilidade.

1- Saiba como eliminar as dívidas
Se você é jovem e já está endividado, nós podemos de ajudar. O primeiro passo é ser consciente da sua situação para começar a organizar sua vida financeira.
Para isso, faça uma lista de todas as suas dívidas e também das suas contas fixas, para ficar mais fácil visualizar uma maneira concreta de resolver o problema.

Depois de saber dos seus custos fixos, procure eliminar ao máximo tudo que não é necessário. Dessa forma, sobrará mais dinheiro para você começar a pensar em pagar suas dívidas e limpar seu nome.

Agora que você já sabe o quanto gasta e quanto custam todas suas dívidas, é hora de renegociá-las. Entre em contato com os seus credores e veja quais são as possibilidades tanto de parcelamento quanto de pagamento à vista.

Ao fazer a negociação, muitos credores podem baixar o valor da dívida para pagamento à vista. Escolha a maior dívida que você pode pagar e comece por ela.
Com todas as finanças organizadas, chegou a hora de dar o próximo passo: ganhar mais!

2- Ganhe mais dinheiro
Se você não trabalha, está na hora de procurar um emprego. Se já trabalha, procure outras formas de renda para ajudar no seu orçamento, estando você endividado ou não. Veja abaixo algumas opções de renda extra para quem precisa ganhar mais dinheiro.
  • Venda coisas que não usa mais
  • Cobre para passear com os cachorros da vizinhança
  • Peça um aumento ao seu chefe
  • Venda brigadeiros nas horas vagas
  • Trabalhe na Internet
Existem outras formas de gerar uma renda extra, mas este não é o intuito aqui. Mesmo assim vamos te dar um caminho para começar uma renda extra sem gastar muito ou quase nada: crie um negócio online.

As possibilidades online são infinitas: venda produtos, venda serviços ou venda suas habilidades. De qualquer forma, trabalhar e ganhar dinheiro na internet é muito barato, pois você não gasta com espaço físico e ainda aproveita as vantagens de monetização, como quem decidiu ganhar dinheiro com vídeos no YouTube.

Como ganhar dinheiro na internet
Para começar, você só vai precisar do seu próprio espaço online. Procure um bom servidor de hospedagem de sites, faça o registro de domínio e comece a gerar valor para as pessoas, oferecendo dicas e criando uma audiência que vai se interessar pelo conteúdo que você publica.
Depois disso, crie maneiras de monetizar o seu site. Veja abaixo algumas delas:
  • Anúncios do Google Adsense
  • Venda de produtos como afiliado (Amazon, Hotmart, entre outras)
  • Produza conteúdo patrocinado por marcas
  • Venda seus próprios produtos (e-commerce)
Depois de ganhar mais, é preciso aprender outra coisa importante: gastar melhor.

3- Como aprender a gastar melhor para ter tranquilidade financeira
Agora que a situação já está controlada, procure não cair na mesma cilada novamente. Para isso, aprenda a gastar melhor. Veja como pode ser fácil com as dicas abaixo.

Separe uma parte para poupar
Poupar entre 10% e 30% do que se ganha é uma forma de ter dinheiro guardado. Esta parte do seu dinheiro é prioridade, pois será a sua reserva de emergência.

Separe uma parte do seu dinheiro para custos fixos
Como você já aprendeu a reduzir os custos fixos desnecessários, o valor aqui será bem mais baixo. Aqui também podem entrar os custos de parcelamentos das dívidas, caso haja.

Separe e estabeleça os custos variáveis
Comida, transporte e custos do tipo devem estar nessa categoria. Separe um valor para gastar todos os meses e adéque o seu estilo de vida ao orçamento que tem.

Entretenimento e gastos desnecessários
Ninguém consegue viver feliz economizando 100% do tempo. Separe um valor para gastar como quiser, como bem entender, sem regras.

4- Aprenda a investir o seu dinheiro
Ao chegar nesta etapa, você provavelmente já eliminou suas dívidas e está com dinheiro sobrando. Muitas pessoas chegam até aqui e começam a gastar o dinheiro que sobra, mas para quem quer ter uma tranquilidade financeira, a realidade é outra.

Se você não tem mais dívidas e está com dinheiro sobrando, chegou a hora de investir. A partir de agora você precisa traçar planos e metas para o seu dinheiro, fazendo investimentos de acordo com eles.

Se o seu sonho é viajar, trocar de celular, comprar um carro, uma casa, fazer faculdade ou qualquer outra coisa, comece a aprender formas de investir e fazer o seu dinheiro render para que você possa realizar seus sonhos.

Nessa fase, é absolutamente recomendado que você aprenda sobre investimentos, saiba qual o seu perfil de investidor e aprenda a segurar a ansiedade para não gastar todo o dinheiro que você deu o sangue para ganhar.

Conclusão - Educação financeira pode te levar a um nível de vida melhor
Com todas as dicas ensinadas até agora você poderá fazer grandes coisas. Quando se tem uma educação financeira adequada, várias portas podem se abrir para que você tenha a qualidade de vida que sempre sonhou.

Não importa se o seu salário é de 500 reais ou 20.000 reais. Uma pessoa sem educação financeira consegue fazer dívidas enormes e criar muitos problemas quando não tem a orientação correta de como lidar com dinheiro.

Por isso, não deixe de seguir as dicas e comentar sobre o que pode ser mais importante nessa caminhada da educação financeira. Veja também sobre a possibilidade de empreender na internet e criar um caminho de sucesso profissional e financeiro.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »