AtaNews Publicidade 728x90
29/08/2019 às 14h26min - Atualizada em 29/08/2019 às 14h26min

Você sabe o que é um Coworking? Entenda mais sobre essa nova tendência

O Coworking é uma tendência de espaços modernos adotados por empresários e corporativas para reuniões e atividades diárias

Henrique Marsura
Foto: Divulgação
Para quem não sabe, o coworking é um tipo de tendência de destaque em últimos anos. Trata-se de um espaço modernizado e confortável que são adotados pelas empresas diversas. Geralmente, elas precisam de um imóvel para a realização de atividades como reunião e afins. 
 
Os coworkers são os profissionais que fazem parte de diversos setores e do ambiente de trabalho moderno em escritórios que são compartilhados. Quer saber mais sobre esta prática que vem conquistando os brasileiros? Continue a leitura!
 
Como funciona o Coworking?
 
O profissional promove o pagamento de um valor específico que se calcula por hora, para fazer uso do ambiente de trabalho. As demais taxas convencionais de telefone, internet, luz, água, manutenções e afins ficam sob a responsabilidade do proprietário do ambiente. Interessante, não?
 
Nesse ambiente profissional compartilhado, o coworker tem disponível uma sala de reunião, telefonia, mesa de trabalho, podendo ter divisão, em determinados lugares, dos custos do cafezinho e da internet. 
 
Dentre os principais planos brasileiros de empresas modernas, podemos mencionar a variação estimada de R$50 a R$1500, conforme a quantidade do tempo de trabalho desejado e as atividades.
 
Essa modalidade profissional começou no país norte-americano, no ano de 2005, ao passo que Brad Neuberg, um engenheiro, construiu uma sociedade profissional com os seus próprios amigos.
 
Quais as vantagens do Coworking?
Existem diversos benefícios em se adaptar ao ambiente de coworking. Se você precisa de um lugar para trabalhar e não se adapta ao home office, essa pode ser uma das vantagens. O coworking busca solucionar condições como as seguintes:
 
empresário que não quer gastar com a criação ou manutenção de escritório particular, ao menos em início do negócio;
profissional que quer aumentar o networking com pessoal de mesma área ou setores diferentes;
profissional que quer uma interatividade maior com demais colaboradores em ambiente trabalhista;
empresário que utiliza home-office, mas quer fugir do isolamento em relação a essa categoria profissional.
 
O que o coworking propicia?
Dentre os inúmeros benefícios mencionados, podemos dizer também que o coworking auxilia a propiciar:
 
colaboração;
networking;
convívio social;
parcerias;
amizades.
 
Esse coworking apareceu no ano de 2005, no país norte-americano, e alcançou o país brasileiro em 2008. Desde então, a conceituação mostrou-se promissora, sem se tornar somente uma moda.
 
Há inúmeros tipos de escritórios de coworking pelo país. O espaço é capaz de fornecer muito mais do que somente salas corporativas. Trata-se de um ambiente em que os profissionais podem compartilhar de uma mesa e realizar o seu trabalho. 
 
O que o espaço oferece?
Com inúmeros projetos, estes espaços como estes podem oferecer, ao mesmo tempo, os seguintes aspectos importantes:
 
sala de treinamento;
sala de reunião;
internet de alta velocidade;
impressoras;
lounge - espaço de relaxamento;
armário individual;
lanchonete/ copa;
banheiro.
 
É uma área planejada para o uso comercial, empresarial e que promove a união de conforto com todos os possíveis fatores pertinentes que o ambiente profissional precisa. Não gosta de trabalhar em casa, sozinho? O ideal é aderir um plano em estabelecimento coworking que se adéque a sua agenda diária, semanal ou mensal!
 
Considerações finais
Tanto o custo quanto a comodidade são os pontos fortes do coworking. Isto porque, este ambiente não propicia somente uma boa infraestrutura, um espaço agradável de escritório, mas também a troca de contatos, ideias e, inclusive, novos negócios. 
 
É possível mencionar, ainda, a aprovação de reformas trabalhistas quanto a essa modalidade. Isto, porque se trata de uma forma de solucionar as necessidades modernas de configurações de ambientes e espaços.
 
Portanto, neste local, o negócio pode fazer a contratação de funcionários temporários, sem problemas. Outro ponto interessante para o coworking são os possíveis benefícios para a empresa, ainda mais quando se trata de trabalhos intermitentes.
 
Neste caso, a empresa paga pela utilização de um espaço de trabalho, e não um escritório particular, com todos os gastos possíveis de luz, água, aluguel e demais taxas. 
 
A redução dos gastos é tão significativa, que em alguns casos pode ter um desconto de até 40 % sobre o escritório convencional. O coworking, portanto, pode auxiliar a implementar atividades muito mais rápidas e promover diminuição de custos

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »