AtaNews Publicidade 728x90
23/08/2019 às 14h54min - Atualizada em 23/08/2019 às 14h54min

“Mulheres de Peito” realizou 730 mamografias em Birigui. Prefeito agradeceu equipe de profissionais

O Programa Mulheres de Peito, que realiza gratuitamente exames de mamografia em uma unidade móvel, encerrou seu trabalho em Birigui

Assessoria de Imprensa
Foto: Tiago Lotto
De 6 a 23 de agosto uma carreta com mamógrafo e aparelho de ultrassom com imagens digitais foi montada no Parque do Povo. Mulheres com idade a partir dos 35 anos foram atendidas e fizeram a mamografia.

“Realizamos 730 mamografias. Os resultados deverão ser retirados a partir de segunda-feira, dia 26, no Ambulatório de Saúde da Mulher, que atende na praça Gumercindo de Paiva Castro, Centro (antigo pronto-socorro)”, falou a enfermeira Sandra Mari, uma das profissionais da Secretaria de Saúde de Birigui que trabalhou em parceria com as servidoras do Governo do Estado de São Paulo.

A data de retirada dos exames está no protocolo entregue para as mulheres que estiveram no Parque do Povo. O exame que apresentar anormalidade será analisado pela equipe do Ambulatório de Saúde da Mulher, onde as moradoras de Birigui serão atendidas gratuitamente.

VISITA - Na manhã desta sexta-feira (23), o prefeito Cristiano Salmeirão e a secretária municipal de Saúde, Marian Fátima Nakad, visitaram a unidade móvel montada no Parque do Povo.

Profissionais da Secretaria de Saúde de Birigui também estiveram presentes. Sem formalidades, o chefe do Executivo visitou a carreta para agradecer os servidores que trabalharam na realização dos exames.

“Obrigado aos servidores da Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo e obrigado aos profissionais da Secretaria de Saúde de Birigui. Essa união de esforços só trouxe benefícios para as moradoras, que puderam realizar exames gratuitamente”, comentou o prefeito.

Este ano é a segunda carreta que visita Birigui. Em julho, a carreta do Hospital do Amor (Hospital do Câncer de Barretos) foi montada no estacionamento do Tonin Superatacado.

“Somente este ano foram feitas 1.455 mamografias gratuitas em unidades móveis montadas em Birigui. Recebemos duas carretas apropriadas para esse trabalho. A vinda das carretas é uma somatória de esforços de vários agentes políticos, de voluntários do bem e da Prefeitura de Birigui”, falou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Segundo o prefeito, um novo pedido será feito para que Birigui receba, novamente, uma unidade móvel para realizar mamografias. A meta é atender as mulheres que não conseguiram agendamento na unidade montada no Tonin e na unidade montada no Parque do Povo.

A mamografia é um tipo específico de radiografia das mamas capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis.

O exame também pode ajudar a verificar a necessidade de tratamentos intensivos para os tumores e na conservação da mama, caso seja necessária uma cirurgia.






Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »