AtaNews Publicidade 728x90
23/08/2019 às 08h14min - Atualizada em 23/08/2019 às 08h14min

Conheça um pouco mais sobre Lima, a sede dos jogos Panamericanos de 2019

A cidade de Lima tem muito a oferecer, além de paisagens belíssimas, conta com gastronomia única e clima ameno o ano todo

Henrique Marsura
Assessoria de Imprensa, Gear Seo
Foto: Divulgação
Viajar e conhecer lugares novos é uma das melhores experiências que uma pessoa pode ter. E, para isso, não é preciso ir tão longe, aqui mesmo na América Latina há países com paisagens deslumbrantes e culturas riquíssimas. Um ótimo exemplo é o Peru, conhecido por seus sítios arqueológicos, extraordinária cultura e restaurantes premiados. 

Em relação à moeda, muitas pessoas ficam em dúvida se devem levar o dinheiro local ou alguma outra. Como o dólar é uma moeda forte, normalmente essa é a opção escolhida. E a boa notícia é que cidades turísticas, mesmo na América Latina, costumam aceitar o dólar americano em diversos estabelecimentos.

Este é o caso de Lima, capital do Peru, cidade que foi sede dos jogos Panamericanos de 2019. Hoje vamos falar um pouco mais sobre ela, sua história, cultura e dar dicas dos seus principais pontos turísticos.

Panorama histórico de Lima
Apesar de o Peru estar na América Latina, assim como o Brasil, a história dos dois países é bastante diferente. Tudo teve início na colonização dos dois países: enquanto a do Brasil foi feita pelos portugueses, a do Peru foi realizada pelos espanhóis.

A fundação de Lima cidade data de 6 de janeiro do ano de 1535 e foi realizada por Francisco Pizarro, um colonizador espanhol. 

Durante todo o período de ocupação espanhola, foi considerada e conhecida como a principal cidade das colônias. Apesar de alguns séculos já terem se passados, Lima ainda conserva construções dessa época.

Como os espanhóis conseguiram penetrar no território
A ocupação pelos espanhóis foi favorecida pelo conflito interno que enfraqueceu o Império Inca. Dois irmãos - Huáscar e Atahualpa - brigavam pelo trono e não tiveram forças para impedir o ataque que 180 homens e 30 cavalos inferiram sobre o Império. 

Os incas nunca haviam tido contato com outros povos, muito menos visto cavalos e armas modernas, o que enfraqueceu a resistência deles. Com isso, o território caiu nas mãos dos espanhóis.

Aspectos gerais da cidade
Lima é a capital cultural, econômica e política do Peru e está localizada a 154 metros acima do nível do mar e possui um litoral com paisagens belíssimas. 

Apesar de estar localizada em uma área tropical, a cidade apresenta clima temperado o ano todo. Isso significa que as médias de temperatura no verão (dezembro a abril) variam entre 21 e 27°C e no inverno (maio a novembro) variam entre 16 e 18°C.

Banhada pelas águas do oceano pacífico, Lima apresenta índices pluviométricos baixos - o que é ótimo para o turismo. 

O sol brilha quase todos os dias do ano na cidade que conta com uma população de mais de 8 milhões de habitantes e possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) acima de 0,6, um dos maiores do país. 

Principais pontos turísticos de Lima
Por ser uma cidade repleta de história, que mistura diversas culturas em sua arquitetura, Lima é riquíssima em atividades e pontos turísticos. Veja alguns locais imperdíveis para quem está de malas prontas para a capital peruana:

Museu do ouro 
O Museu do Ouro é uma instituição dedicada à exposição dos tesouros dos antigos Incas. E é válido notar que o Peru é uma terra famosa pela quantidade de ouro em seu território e, as civilizações pré-colombianas já sabiam e se utilizavam desse metal precioso. 

Museu Nacional de Antropologia e Arqueologia 
O Museu Nacional de Antropologia e Arqueologia é o museu do país que abriga a maior coleção de artefatos pré-colombianos. É possível observar diversos tipos de cerâmica, armas e uma infinidade de objetos do dia a dia que eram utilizados pelas antigas civilizações peruanas. 

Centro histórico
O centro histórico da cidade é uma atração à parte, pois reúne diversos prédios que foram importantes durante a época da colonização. É possível visitar a Praça de Armas, o Palácio do Governo, o Teatro Municipal, a Praça de Armas e a estação ferroviária a pé. 

Enquanto isso, o turista pode entrar em contato com as abundantes construções coloniais. 

Mercado do Índio
Lima também conta com um “mercadão” que atrai turistas e visitantes locais. Lá é possível encontrar as famosas lãs peruanas, objetos de decoração em madeira entalhada, jóias e muito mais.

Igreja de São Francisco 
A Igreja de São Francisco é uma das principais construções coloniais da cidade. Chama atenção por sua altura e arquitetura geometricamente perfeitas.

Além dos principais pontos listados acima, não deixe de fazer uma visita aos restaurantes renomados da cidade, a gastronomia peruana é amplamente reconhecida ao redor do mundo. Faça as malas e boa viagem!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »