AtaNews Publicidade 728x90
22/08/2019 às 14h45min - Atualizada em 22/08/2019 às 14h45min

Com Raios X e Scanner Corporal, presídios evitam entrada de ilícitos

Entorpecentes e objetos são flagrados durante procedimentos de revista em visitantes nas unidades prisionais

Assessoria de Imprensa
Foto: Polícia Militar
Nos dias 17 e 18 de Agosto, estabelecimentos prisionais subordinados a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) registraram tentativas frustradas de inserção de objetos ilícitos nos presídios e que foram barrados durante os procedimentos de revista. Vale lembrar que os visitantes flagrados são excluídos do rol de visitas e levados à Delegacia de Polícia Civil mais próxima, sem prejuízo de responderem na esfera criminal. Também é instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade dos presos que receberiam os materiais podendo, ainda, ser instaurados Procedimentos de Apuração Preliminar para apurar supostas responsabilidades funcionais.

PENITENCIÁRIA "ASP PAULO GUIMARÃES" DE LAVÍNIA (PIII)
Duas visitantes foram flagradas ao tentar entrar no presídio com objetos ocultos no interior da genitália, os quais foram descobertos por Agentes de Segurança Penitenciária no momento que elas passavam pelo aparelho de scanner corporal. Cada uma trazia consigo 01 (um) mini celular e 01 (um)  metro de fio elétrico, além de 02 (dois) chips que uma delas também ocultava. Ambas foram questionadas se portavam alguma irregularidade e, ao afirmarem que sim, foram conduzidas até o banheiro onde retiraram do corpo os invólucros contendo os ilícitos, entregando-os a funcionárias que as acompanhavam. As demais providências pertinentes ao caso foram adotadas, e os sentenciados que receberiam os objetos foram isolados preventivamente em cela disciplinar.

PENITENCIÁRIA DE VALPARAÍSO
Três visitantes de sentenciados foram impedidas de entrar no presídio após serem flagradas nas imagens geradas pelo scanner corporal trazendo, escondido nas partes íntimas, cada qual 01 (um) aparelho celular. Duas delas também ocultavam pedaços de fio de solda, num total de cinco. Foram tomadas as providências administrativas e todas suspensas do rol de visitas.

PENITENCIÁRIA "SILVIO YOSHIHIKO HINOHARA" DE PRESIDENTE BERNARDES
Neste sábado, ao passar pelo scanner corporal para revista mecânica, uma mulher trazia na região do quadril um invólucro contendo erva esverdeada com substância semelhante à maconha. No dia seguinte, outra mulher também foi flagrada da mesma maneira com 01 (um) invólucro contendo a mesma substância e 02 (dois) invólucros contendo pó branco com características de cocaína escondidos no top, além de 16 (dezesseis) cartelas de suposta droga sintética conhecida como K4 ocultas no forro da calcinha. As visitantes em questão foram conduzidas à Delegacia de Polícia local, onde foram lavrados os respectivos Boletins de Ocorrência. Também foram instaurados Procedimentos Disciplinares para apurar a cumplicidade dos sentenciados que receberiam os ilícitos.

PENITENCIÁRIA "LUIS APARECIDO FERNANDES" DE LAVÍNIA (PII)
Durante os procedimentos rotineiros de revista para entrar na unidade prisional, Agentes de Segurança Penitenciária visualizaram nas imagens geradas pelo equipamento de escâner corporal que duas mulheres traziam objetos escondidos na genitália. Após verificado, constatou-se que uma delas trazia consigo 01 (um)
 micro aparelho celular e a outra ocultava 01 (uma) folha de papel aparentando  se tratar do entorpecente sintético "K4" e 01 (uma) porção de substância de coloração esverdeada semelhante à maconha.  As visitantes foram encaminhadas juntamente com os materiais apreendidos perante à autoridade policial para as providências judiciárias, além de serem suspensas do rol de visitas. Já os sentenciados envolvidos foram isolados preventivamente e responderão a Procedimentos Disciplinares para apuração dos fatos. 

DOMINGO (18/08/19)

PENITENCIÁRIA DE ASSIS

Ao passar alimentos e pertences pela vistoria de praxe, trazidos por visitantes do presídio, agentes encontraram cigarros adulterados com aspecto e odor do entorpecente maconha. A dona dos objetos foi orientada a respeito dos itens proibidos e encaminhada à Central de Polícia Judiciária para as providências cabíveis. O sentenciado foi recolhido ao pavilhão disciplinar para esclarecimentos e apuração dos fatos.

PENITENCIÁRIA DE PRACINHA
Ao realizar o procedimento de revista em um visitante, irmão de sentenciado, foi detectada uma quantidade de erva esverdeada aparentando ser o entorpecente maconha no cós da calça do homem, o qual foi suspenso do rol de visitas, sendo ainda tomadas todas as providências administrativas e policiais.

PENITENCIÁRIA "ASP. ANÍSIO APARECIDO DE OLIVEIRA" DE ANDRADINA
A visitante de um sentenciado que cumpre pena no local se submeteu aos procedimentos de revista para entrar na unidade. Neste momento, agentes observaram pelas imagens geradas no scanner corporal a presença de um objeto metálico na altura do peito da mulher, escondido nas suas vestes. Após ser questionada, a visitante entregou espontaneamente uma moeda de R$ 0,50. O Procedimento Administrativo foi instaurado para apurar os fatos e a mulher suspensa do rol de visitas.

PENITENCIÁRIA DE PARAGUAÇÚ PAULISTA
Um cartão de memória de celular foi encontrado em meio aos pertences trazidos pela visitante de um sentenciado. A mulher alegou que não sabia da existência do dispositivo, uma vez que sua sogra é que havia montado o "jumbo". A visitante foi suspensa do rol de visitas e o preso envolvido no fato responderá a Procedimento Administrativo Disciplinar.

PENITENCIARIA "OZIAS LÚCIO DOS SANTOS" DE PACAEMBU
Ao passar pelos procedimentos de Raios X e vistoria de alimentos (revista de jumbo), uma visitante de sentenciado foi surpreendida tentando adentrar a unidade com 01 (um) aparelho de telefonia celular e 01 (um) chip, escondidos na sacola, debaixo da última vasilha. A Polícia Militar foi acionada para as providências de praxe e a mulher suspensa do rol de visitas. Para o sentenciado, foi instaurado Procedimento Disciplinar a fim de apurar eventual cumplicidade do mesmo. 










Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »