AtaNews Publicidade 728x90
21/08/2019 às 12h10min - Atualizada em 21/08/2019 às 12h10min

6 benefícios de parar de fumar

Melhorias na saúde, economizar dinheiro e tirar o mau cheiro de roupas são algumas das vantagens de uma vida sem cigarro.

Henrique Marsura
Foto: Imagem Ilustrativa
É de conhecimento geral os problemas causados pelo fumo e o fumante deve ter em mente que o fim do hábito promove imensas qualidades na saúde do corpo e da mente, melhorando significamente o estilo de vida da pessoa. Ter disposição para fazer exercícios e menos risco de um infarto são algumas das vantagens. 

Essas melhorias se estendem até a aspectos que, a princípio, a pessoa não percebe, como ter roupas sem cheiro e economizar dinheiro. Mas o que leva alguém, apesar do aviso dos médicos, a fumar?

Inspiração
O hábito de fumar teve enorme popularidade ao longo do século XX nas mídias audiovisuais, como o cinema e a televisão. Muitas pessoas – principalmente os homens - começaram a fumar inspiradas por filmes hollywoodianos, sobretudo os de faroeste das décadas de 50 e 60.

A imagem do caubói, quase sempre acompanhado de um cigarro, transmitia a ideia de uma pessoa viril, forte e poderosa. Somado a isso, estão outras ideias falsamente chamativas, como a promessa de um melhor desempenho sexual e esportivo, assim como de sucesso e independência. 

Essas ideias, que se consolidaram no imaginário coletivo, são mais fáceis de serem aceitas por adolescentes e jovens, em geral. Eles, em muitos casos, começam a fumar para serem socialmente aceitos e se sentirem incluídos.

Fumantes no Brasil
Segundo dados de 2017, cerca de 20 milhões de brasileiros têm o hábito de fumar, o que coloca o país na oitava posição do ranking mundial em relação ao número de fumantes absolutos. Entretanto, dados recentes mostram que os números de fumantes vêm diminuindo nos últimos anos, em ambos os gêneros e em todas as faixas etárias.

Diminuição do número de fumantes
A proibição do ato de fumar em locais fechados, sejam públicos ou privados, foi um dos fatores que contribuíram para essa queda. Os fins da publicidade nos meios de comunicação, assim como o fim do patrocínio em eventos esportivos e culturais, também foram relevantes para a alteração nesse quadro.

As mensagens de conscientização presentes nas embalagens tornaram-se mais fortes, o que ajudou muita gente a pensar em largar o fumo. 

Benefícios ao parar de fumar
Caso você esteja pensando em parar de fumar, veja abaixo alguns benefícios para você e seu corpo ao largar este hábito de vez.

Aumento da expectativa de vida
Segundo estudos, os fumantes que pararam de fumar entre 25 e 34 anos tiveram um aumento na expectativa de vida de cerca 10 anos em relação aos que não pararam. A curva de sobrevida dessas pessoas se mostrou muito semelhante à pessoas que nunca fumaram.

O ganho de vida entre os que pararam entre os 35 e 44 anos foi de nove anos, na média. Dessa forma, aqueles que largam o cigarro até os 39 anos contam com a redução de 90% do risco excessivo de morrer de qualquer causa. A expectativa de vida também aumentou nas faixas etárias de quem parou mais tarde.

Mais fôlego
Cerca de três semanas após a pessoa parar de fumar, os pulmões dela começam a ficar mais limpos. A circulação de sangue e oxigênio no corpo funcionam melhor, e isso dá a pessoa um fôlego extra na hora de praticar atividades físicas. Sem o fumo, a pessoa cansa menos ao praticar exercícios.

Menos chance de doenças cardíacas
Após um ano sem fumar, o risco de a pessoa desenvolver doenças cardíacas é reduzido em 50%. Além disso, o corpo já manifesta recuperação em outros aspectos, como redução no estresse e uma melhora no sistema imunológico como um todo.

Melhora na fertilidade
Para quem deseja ter filhos, parar de fumar pode aumentar as chances de ter um. O revestimento do útero da mulher é melhorado, enquanto os espermatozoides ficam mais fortes. Sem fumar, as chances de um aborto espontâneo são reduzidas e as chances do bebê nascer saudável aumentam.

Roupas sem mau cheiro
Uma vida sem cigarro também significa uma vida com roupas menos fedidas. Sem estar em constante contato com a fumaça dos cigarros, as roupas ficam menos impregnadas com o odor deles. Fato benéfico não apenas para os que usam, mas também para os que estão ao redor do ex-fumante.

Economia no bolso
Parar de fumar também implica em ter mais dinheiro no bolso. Quem consome um maço de cigarro por dia, que custa, em média, 8 reais a caixa, pode ter uma economia mensal de R$ 240 sem o hábito. 

Isso seriam quase 3 mil reais de economia em um ano, dinheiro suficiente para financiar uma pequena viagem, por exemplo.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »