AtaNews Publicidade 728x90
16/08/2019 às 11h14min - Atualizada em 16/08/2019 às 11h14min

Problemas bucais podem afetar seu coração. Fique atento!

Não, você não leu errado. De fato, problemas bucais podem afetar a saúde do seu coração e nós vamos explicar isso melhor neste artigo. Acompanhe e entenda o assunto!

Jeniffer Elaina
Muito mais do que um sorriso bonito, manter uma boa higiene e saúde bucal é fundamental para a saúde física. Pouca gente sabe, mas através de problemas e doenças bucais é possível desenvolver uma série de outros problemas, inclusive cardíacos.

Para saber como ir para cama sem escovar os dentes pode ser prejudicial, acompanhe este artigo e conheça mais sobre a importância de manter a saúde bucal em dia e assim evitar problemas no coração.

Como problemas bucais podem afetar seu coração?
Talvez você ainda não saiba, mas a boca é uma das partes do corpo humano que mais entra em contato com bactérias.
Agora mesmo, em sua boca se encontram milhares de bactérias divididas em cerca de 700 tipos diferentes. Mas não se assuste, pois isso é normal.
A maneira mais simples de controlar essas bactérias, evitando que elas se proliferem mais do que o normal e causem danos, é promovendo uma boa e frequente higiene bucal usando um creme e o fio dental, além de, claro, fazer visitas periódicas ao dentista.

O ideal é realizar uma limpeza dos dentes a cada seis meses. Esse procedimento faz parte da cobertura do plano odontológico, caso você tenha um. Se não tiver, pode contar com atendimento de algum dentista pelo SUS, mas não deve deixar de procurar um profissional duas vezes ao ano.

A ausência desses cuidados pode causar problemas como cáries e problemas gengivais que abrem um canal para que as bactérias presentes na sua boa, entrem na sua corrente sanguínea e atinjam outros órgãos, como seu cérebro, pulmão e coração.
Quais são os problemas que a má higiene bucal pode promover?
Uma vez na corrente sanguínea, essas bactérias comumente presentes na boca de qualquer ser humano são capazes de causar problemas como:
  • Endocardite: uma infecção no tecido que reveste a parte interna do coração;
  • Aterosclerose: entupimento das artérias;
  • AVC: acidente vascular cerebral, um problema que pode causar diversas sequelas;
  • Broncopneumonia: uma inflamação dos brônquios e alvéolos;
  • Insuficiência cardíaca: que impede o coração de pulsar corretamente e bombear sangue suficiente para o corpo;
  • Sepse: uma infecção generalizada do organismo que leva à morte em 100% dos casos.
 Vale lembrar que estes são apenas alguns dos problemas que uma má higienização bucal pode trazer, além deles, a perda de dentes e uma menor qualidade de vida também merecem atenção.

Quem corre o risco de sofrer com esses problemas?
Qualquer pessoa que não possua um hábito saudável de higiene bucal e visitas ao dentista pode sofrer com esses problemas. No entanto, é preciso dizer que eles são gradativos.

Ou seja, não é porque você não escovou os dentes uma vez que você terá um AVC. São necessários anos de maus hábitos e consultas adiadas para que você tenha uma cárie que evolua para um problema mais grave e assim por diante.

Por isso, pessoas com quadros de crônicos de problemas gengivais e doenças periodontais mais avançadas correm mais risco de ter problemas no coração ou um dos demais problemas citados neste artigo.

Para evitar essas doenças, o primeiro passo é manter uma boa higiene bucal, o segundo é contar com visitas periódicas ao dentista para que pequenos problemas sejam tratados e até mesmo prevenidos.

PlanodeSaude.net
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »