AtaNews Publicidade 728x90
13/08/2019 às 15h50min - Atualizada em 13/08/2019 às 15h50min

Dicas para decoração da mesa de jantar no dia-a-dia

Simples Decoração
Foto: Divulgação
Achamos muitos tutoriais e dicas para organizar a mesa de jantar na hora do jantar ou da festa, mas como decorá-la no dia-a-dia? Aquela mesa vazia pode parecer o bastante, mas teste colocar um belo arranjo de flores nela para ver a diferença que faz na sala! Mas fica legal qualquer arranjo? E há outras formas de decorar além de flores? Vamos ver isso agora!

Atenção para a PROPORÇÃO! 

O que estiver sobre a mesa, para decorá-la, tem um efeito mais interessante quando é proporcional à ela e o espaço livre (considerando também a luminária acima da mesa, se existir). Veja só esses exemplos:



O arranjo é bonito e coerente com o tamanho da mesa nesta bela sala, mas… a grande luminária se aproxima demais dele. Fora isso, arranjos como esse em vasos transparentes dão leveza e combinam com quase todos os estilos.

Melhor seria, neste caso, um arranjo (ou quaisquer objetos) mais baixo e mais comprido, ocupando mais a mesa na horizontal, como o abaixo:



Veja essa foto:



Além de ser perceptível que o arranjo é  pequeno demais para a mesa (o problema da proporção), ele não combina com o estilo da sala, mais luxuoso. Veja ideias onde o estilo de decoração da sala combina com o a escolha da decoração da mesa:



Uma sala requintada pede uma decoração de mesa requintada. Flores sofisticadas em um vaso prateado e candelabros atingem o requinte necessário. Imagina se a decoração da mesa fosse como essa:



Com arranjos florais rústicos e vasos simples, que combinam perfeitamente com o ambiente onde estão?  Repare o detalhe inteligente: Os vasos em tamanhos diferentes acompanham as diferentes alturas das luminárias.

Escolha formas que sejam harmônicas com a mesa 

Achei meio difícil de explicar ao que me refiro, mas essa foto mostra bem o que quero dizer:



Repare como o arranjo parece repetir o formato da mesa e o vaso é como uma extensão do pé desta. O conjunto fica, na verdade, estranho. Compare com esta outra foto e tire suas conclusões:



O vaso vermelho e baixo combina perfeitamente com a mesa e com o ambiente. Vermelhos similares e plantas se repetem na estante, o que facilita a harmonia e é fácil perceber que um vaso azul ou branco também ficaria ótimo.

Teste bastante para não exagerar nem ser econômica(o) demais 



3 objetos (e ainda, prá piorar com as flores altas demais) em uma mesa que nem é tão grande é exagero. E fazem com que o belo lustre perca o impacto.



Já nesta sala grande, com pé direito muito alto, um lustre fabuloso em boa altura, as 2 peças sobre a mesa, apesar de ocuparem bem o espaço horizontalmente, são baixos demais, estreitos e, o pior, praticamente da cor da mesa. Eles somem, percebe? E a cor é outra questão: Criar contraste (claro/escuro) entre a cor dos objetos e a mesa valoriza o arranjo.

Veja bons exemplos:



Nesta mesa, bem comprida, foi possível colocar um grupo de objetos, de tamanhos e formas e materiais bem diferentes, criando um conjunto interessante. Veja que uma boa medida (não obrigatória) é ocupar mais ou menos um terço da área da mesa com a sua decoração.  Neste caso as cores usadas neles repetem as cores do ambiente, o que não é uma obrigação de forma alguma, mas, considerando que o ambiente tem cores acinzentadas, objetos em cores muito vivas iriam “aparecer” demais, desequilibrando a harmonia.



Uma sala dramática como essa está pedindo uma decoração também dramática. Imaginar a sala sem esta decoração na mesa diminui extremamente sua beleza. Quando se faz o abaixo, por exemplo:



A impressão que tenho é que falta algo. Esse tipo de decoração é muito usada, eu sei. Mas me parece que alguém esqueceu esse objeto ali. Sempre acho que falta alguma coisa.

Quando há uma cozinha perto e a decoração não é luxuosa a minha opinião (e muitos discordam) é colocar um dos mais antigos arranjos que existem (é só escolher bem): Uma bela fruteira (com frutas!)



Eu poderia não escolher esta cor, mas essa decoração da mesa é perfeita em um ambiente descontraído e quando a mesa está na cozinha ou bem perto dela.



Para finalizar, veja essa ideia super em alta agora (e que dura muito mais que flores): um belo vaso transparente em tamanho adequado para a mesa, do tipo terrário, com cactus no seu interior. Ótimo para ambientes descontraídos.

Use sua criatividade e imagine o que mais pode ir sobre a mesa e valorizar sua sala de jantar.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »