AtaNews Publicidade 728x90
12/08/2019 às 15h00min - Atualizada em 12/08/2019 às 15h00min

Diversidade de alimentos coloridos garante mais nutrientes no prato

Orientação é da Secretaria de Agricultura e Abastecimento; publicações trazem informações e dão dicas para alimentação saudável

Governo do Estado de São Paulo
Foto: Divulgação
A montagem do prato com alimentos coloridos, além de tornar a refeição mais agradável aos olhos, traz efeitos positivos também à saúde. As cores são um indicativo dos tipos de nutrientes ingeridos em uma refeição e, quanto maior a diversidade, mais vitaminas e fibras ela terá.

De acordo com o Manual de Sucos, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a coloração dos alimentos é determinada pela predominância de nutrientes específicos, benéficos à saúde. Quanto maior a variedade de alimentos e cores no prato, mais rica e completa em nutrientes será a refeição. O manual está disponível gratuitamente neste link.

As cores e os benefícios:

Verde
O pimentão e o salsão, por exemplo, são fontes de antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e ricos em vitaminas A e C.

Vermelho
Morango, tomate e maçã, por exemplo, auxiliam na prevenção da degeneração das células e ajudam na circulação sanguínea.

Laranja
Alimentos de coloração alaranjada, como cenoura, damasco e manga, são fontes de betacaroteno e cardioprotetores, além de beneficiarem o sistema imunológico.

Branco
Alimentos com essa coloração ajudam na formação e manutenção dos ossos. Enquadram-se leite, queijos e iogurtes

Roxos e marrons
Beterraba e as uvas têm atividade anti-inflamatória. Os marrons, por sua vez, como os feijões, nozes, castanhas e cereais integrais, são fontes de fibras e regulam o trânsito intestinal.

De acordo com a publicação “Alimentação Saudável: mais cor e sabor no seu prato” (disponível gratuitamente neste link), da Secretaria, nas principais refeições do dia, o ideal é montar um prato completo e equilibrado, no qual 50% da composição seja de legumes e verduras variados, 25% de carboidratos e os outros 25% de proteínas de origem animal ou vegetal.

O equilíbrio de grupos alimentares na composição dos pratos é de extrema importância para o funcionamento adequado do organismo, orienta a publicação.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »