AtaNews Publicidade 728x90
28/02/2018 às 10h25min - Atualizada em 28/02/2018 às 10h25min

Pronto-Socorro do Santana está, de novo, com aparelho de raio X quebrado; Arlindo denuncia a situação ‘desumana’

Política e Mais
Foto: Reprodução

O pronto-socorro municipal, localizado no bairro Santana, está sem realizar exames de raio X desde sexta-feira (23). O aparelho está quebrado e os pacientes estão sendo encaminhados para a Santa Casa de Araçatuba.

É a segunda vez, este ano, que o equipamento do PS quebra – a primeira foi em janeiro. O pronto-socorro é gerido pela OSS (Organização Social de Saúde) Irmandade Santa Casa de Andradina. Após fazerem o exame no hospital, os pacientes precisam voltar ao PS para receber o diagnóstico. Mas não há ambulância disponível para fazer o transporte dos que apresentam dificuldade de locomoção.

Das duas ambulâncias que poderiam ser utilizadas com esta finalidade, uma está quebrada e a outra estava em viagem nesta terça-feira (27). Na sessão da Câmara de Araçatuba dessa segunda-feira (26), o vereador Arlindo Araújo (PPS) utilizou a tribuna para falar sobre o assunto. Ele considera um absurdo as pessoas que vão ao pronto-socorro ter que ir até a Santa Casa e depois retornar com o exame ao PS. “Olha o tamanho do absurdo, eu não falo só que é um absurdo, é um descaso”, disse o vereador.

Arlindo citou que um aparelho de raio X de qualidade, digital, custa entre R$ 100 mil e R$ 120 mil. “Será o Benedito que não dá pra ter um raio X de reserva numa cidade de 200 mil habitantes?”, questionou, destacando que o custo de um aparelho é uma quantia irrisória.

O pepessista, do mesmo partido da vice-prefeita Edna Flor, continuou, em sua crítica à gestão municipal: “Essa administração, que preconizava que iria fazer uma coisa diferente, e que eu apoiei, inclusive, na candidatura, não está fazendo coisa muito diferente, não”, disparou. E arrematou: “Quem vai no pronto-socorro? As pessoas mais necessitadas. Quem pode, tem plano de saúde. Então, você imagina, o caboclo vai lá com o braço quebrado, a perna quebrada, ou seja lá o que for, aí tem que sair de lá pra ir na Santa Casa e voltar. Isso é desumano!”

A Prefeitura não respondeu quando o aparelho de raio X voltará a funcionar nem sobre a disponibilidade de ambulâncias para transportar os pacientes até a Santa Casa.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »