AtaNews Publicidade 728x90
08/08/2019 às 16h27min - Atualizada em 08/08/2019 às 16h27min

Como combinar tapetes, cortinas e sofás na prática

Simples Decoração
Foto: Divulgação
Recebo muitas dúvidas sobre combinação de tapetes, cortinas e sofás na decoração. Então, é bom a gente falar mais ainda sobre isso! Vou apresentar para vocês fotos de salas onde a escolha do tapete foi bem feita e explicar o porque.

Para uma boa escolha da cor do tapete, é preciso analisar as cores do SOFÁ, PISO, PAREDES, CORTINAS e MAIORES MÓVEIS (nessa ordem,  devido à proximidade com o tapete)  e DECIDIR se quer que o tapete CHAME OU NÃO ATENÇÃO.

O sofá liso, em cores neutras e mais claras é o mais fácil de combinar. Mas faz grande diferença se o piso e paredes são claras ou escuras e se você quer que o tapete tenha uma presença forte ou não:

arquiteturadoimovel micasarevista

arquiteturadoimovel micasarevista



Um tapete em cor similar à do sofá, liso ou em uma estampa discreta como na foto, combina super bem, sejam quais forem as cores das paredes e cortinas. Mas note que o tapete quase some quando o piso é tbém claro.  (foto:arquiteturadoimovel )

dailydreamdecorscandinavian-look

dailydreamdecorscandinavian-look



Se você deseja que o tapete “apareça” mais, prefira uma cor mais escura que o sofá. Sendo neutra, há maior possibilidade de combinar com o restante da sala. Se não, escolha uma cor que já exista na sala (ou espalhe alguns objetos com esta cor)..

tapete2

tapete2



Tapete em tom similar mas bem mais escuro que a cor do sofá e, nas fotos seguintes, tapetes estampados com fundo em cor similar  à do sofá e os azuis presentes em objetos no ambiente.

Em qualquer dos ambientes acima, cortinas em cor similar às do do sofá, do tapete ou das paredes facilitam a combinação.

Mas e se as paredes são escuras ?

O tapete escuro pode escurecer o ambiente!  É uma questão de gosto e desejo, mas é bom sempre procurar equilíbrio nos tons das cores usadas para criar contrastes. Veja:

r-designDOTkievDOTua1111

r-designDOTkievDOTua1111



Aqui, apesar do sofá e piso claro, as paredes são escuras e um tapete escuro poderia fazer o ambiente meio triste. O tapete com fundo claro e estampa em cor escura combinou perfeitamente e trouxe mais alegria (foto: r-design)

jeitodecasa Carolina Ourosala-moderna-sofa-de-canto

jeitodecasa Carolina Ourosala-moderna-sofa-de-canto



Já nesta sala, mesmo com as paredes escuras, foi  escolhido um tapete preto. Para compensar, as mesinhas são de madeira clara e amarelo.Este é um artifício que você pode usar: Aumentar a quantidade de objetos e móveis claros se deseja um tapete escuro em uma sala escura.

Nesses ambientes cortinas em com a cor similar à do sofá ou na mesma cor, mas mais claras que as paredes combinam bem.

E se as paredes são em cores vivas ?

Você pode usar as dicas acima (com atenção ao equilíbrio do contraste claro/escuro) e espalhar alguns itens com cor similar à da parede em cor viva (qto maior a parede, menos objetos na mesma cor dela) ou:

claudia abril c90563806997

claudia abril c90563806997



Colocar um tapete estampado que tenha as cores do sofá e da parede (e vc pode acrescentar uma cor da mesma família – aqui laranjas e vermelhos, cores quentes – e até uma cor de temperatura contrária – no caso, o azul, que é frio).  Neste caso, cortinas neutras similares a cor do sofá ou em bege ficam bem. E tbém vale espalhar objetos nas cores do tapete. Poucos. E não precisa repetir exatamente as cores…use mais claras e mais escuras que elas.

E os sofás escuros? 

sofáescurotapete1

sofáescurotapete1



Quando o sofá é escuro, escolher tapete na mesma cor ou muito parecida, em geral não dá muito certo: O conjunto fica pesado… Usar cores neutras ou similares e bem mais claras fica melhor. Na esquerda, cortinas em bege, marrom ou branco combinariam perfeitamente. Na direita, as cortinas poderiam ser em cinza, branco ou azul, cores que existem na sala.

Se você quiser algo mais alegre, use tapete estampado com a cor do sofá e outra neutra ou alguma cor que exista no ambiente: 

sofáescurotapete2

sofáescurotapete2



Na foto da direita, o tapete tem o preto do sofá e o branco que alegra, ajuda a iluminar e se destaca no piso escuro. Cortinas em cinza ou branco ficariam bem. Na  foto da esquerda, o tapete tem o cinza médio do sofá, branco e tons de azul. Veja que há elementos em azul na sala e que a cortina segue a cor da parede, mas poderia ser azul claro ou cinza tbém. 

casaeinterni arredamento-mescolare-stili-industriale-scandinavo-mediterraneo-6_thumb

casaeinterni arredamento-mescolare-stili-industriale-scandinavo-mediterraneo-6_thumb



Aqui uma situação bem específica (sofás claros e escuros juntos) que demonstra uma ideia que funciona, tenha vc sofás claros ou escuros em tons neutros em AMBIENTES NEUTROS:  Tapete em cor mais viva, em estampa simples com cores que não sobressaiam demais. Acrescente poucos objetos em cores similares ou da mesma família da cor do tapete. Ele vai trazer vivacidade para a sala.

E se o sofá e as paredes são escuras? 

muitochique tapetes-modernos-para-sala-pequena-

muitochique tapetes-modernos-para-sala-pequena-



Neste caso, sugiro que o tapete tenha cores claras. Caso o piso seja claro, como acima, use estampas em fundo claro, como essa. Aqui, as cortinas podem ser similares às cores do sofá ou paredes, mas claras para não escurecer mais a sala.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »