AtaNews Publicidade 728x90
08/08/2019 às 15h07min - Atualizada em 08/08/2019 às 15h07min

MAMOGRAFIA GRÁTIS: 50 exames por dia estão sendo feitos na unidade móvel “Mulheres de Peito”

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Moradoras de Birigui com idade a partir dos 35 anos estão realizando mamografia gratuita na unidade móvel do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Estado de Saúde.

O veículo foi montado no Parque do Povo e conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos.

Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Birigui e o Governo do Estado de São Paulo, 700 exames serão feitos na cidade. O atendimento começou dia 6 e segue até o dia 22 de agosto.

“A carreta tem condições de realizar 50 exames (radiografia das mamas) por dia. São 25 exames feitos no período da manhã e 25 exames feitos no período da tarde. Para fazer o exame, basta retirar a senha (ordem de chegada) no Parque do Povo. A mulher que não estiver na lista dos 50, basta retornar no dia seguinte”, explicou a enfermeira Sandra Mari, da Secretaria de Saúde de Birigui.

O atendimento acontece das 9h às 18h, sem necessidade de agendamento (encaminhamento), já que é livre demanda, ou seja, basta comparecer no Parque do Povo e retirar a senha. O exame não é recomendado caso a paciente tenha realizado mamografia em prazo menor que 12 meses. 

Nos sábados dias 10 e 17 de agosto o atendimento será feito das 9h às 12h. Serão realizados 25 exames por sábado.

ENTENDA - A mamografia é um tipo específico de radiografia das mamas capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis.

O exame também pode ajudar a verificar a necessidade de tratamentos intensivos para os tumores e na conservação da mama, caso seja necessária uma cirurgia.

O exame de mamografia é realizado com um mamógrafo (aparelho de raio X), onde a mama é comprimida de forma a oferecer imagens de alta qualidade para um melhor diagnóstico.

A vinda da carreta para Birigui foi um pedido feito pela Prefeitura em 2017, pelo então secretário de Saúde Gilmar Trecco Cavaca. A vinda do veículo teve apoio do deputado federal Vanderlei Macris.



Segundo a secretária municipal de Saúde, Marian Fátima Nakad, oferecer um atendimento humanizado é um dos objetivos da administração.

“Com essa parceria temos condições de trazer a carreta e oferecer a mamografia gratuitamente”, falou ela, lembrando da importância de se realizar o exame.

A Organização Mundial de Saúde estima que no mundo ocorram cerca de 1.050.000 casos de câncer de mama por ano. É o tipo de câncer que mais incide sobre a população feminina. Nas mulheres, é a causa mais frequente de morte por câncer.

“Exatamente por isso que temos que incentivar a realização dos exames preventivos para detecção precoce da doença”, completou a secretária de Saúde de Birigui.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »