AtaNews Publicidade 728x90
07/08/2019 às 11h22min - Atualizada em 07/08/2019 às 11h22min

Brasil sofreu 15 bilhões de ataques cibernéticos em apenas três meses

TecMundo
Foto: Imagem Ilustrativa
A notícia veio da empresa de segurança cibernética Fortinet: o Brasil sofreu 15 bilhões de tentativas de ataque cibernético em apenas três meses. O levantamento foi feito usando dados de clientes da companhia no país e, também, fornecidos por entidades de classe.

Segundo a Fortinet, o Brasil continua sendo um alvo mundial importante para cibercriminosos, que escolhem sistemas ainda não corrigidos ou atualizados em empresas no país. O modo de operar é semelhante a de ataques antigos, como os ocorridos em 2017 pelo ransomware WannaCry(que jogou boa parte do mundo em um caos enorme) e os que violaram o Banco do Chile e o mexicano Bancomext em 2018 (obra de hackers norte-coreanos). Como é a primeira edição do levantamento

Uma questão de tempo
"A questão não é mais ‘o que podemos fazer se sofrermos um ataque cibernético?’ e sim, ‘o que podemos fazer quando sofremos um ataque cibernético?’”, disse o líder da Fortinet no Brasil Frederico Tostes. Segundo ele, foi possível avaliar que as ameaças cibernéticas estão crescendo tanto em quantidade quanto em sofisticação, e a um ritmo alarmante.

O levantamento ainda revelou que quase 33% dos malwares detectados no Brasil são do tipo worm (código que se autorreplica), afetando computadores com Windows. O malware CoinHive, usado na criptomineração de bitcoins, ficou em segundo lugar, seguido do cavalo de troia Doublepulsar em terceiro. Correndo por fora, mas igualmente daninho, o botnet Mirai continua tentando violar dispositivos IOT (internet das coisas).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »