AtaNews Publicidade 728x90
06/08/2019 às 10h33min - Atualizada em 06/08/2019 às 10h33min

De 6 a 22 de agosto: unidade móvel de mamografia vai atender gratuitamente no Parque do Povo

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Mulheres de Birigui com idade a partir dos 35 anos poderão realizar gratuitamente exames preventivos de mamografia. O Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo, vai atender no município.

A carreta foi montada na tarde desta segunda-feira (5), no Parque do Povo. Os atendimentos começam nesta terça-feira, dia 6 de agosto, e seguem até o dia 22 de agosto. A unidade móvel irá realizar 50 mamografias por dia.

O atendimento será das 9h às 18h e será por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento (livre demanda). O exame não é recomendado caso a paciente tenha realizado mamografia em prazo menor que 12 meses. 

Haverá, ainda, atendimento aos sábados (dias 10 e 17 de agosto). Serão feitos 25 exames por sábado, com atendimento das 9h às 12h.

A mamografia é um tipo específico de radiografia das mamas capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis.

O exame também pode ajudar a verificar a necessidade de tratamentos intensivos para os tumores e na conservação da mama, caso seja necessária uma cirurgia.

O exame de mamografia é realizado com um mamógrafo (aparelho de raio X), onde a mama é comprimida de forma a oferecer imagens de alta qualidade para um melhor diagnóstico.

“O Programa Mulheres de Peito visa a detecção precoce de tumores malignos, inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma”, explicou a enfermeira Sandra Mari, da Secretaria de Saúde de Birigui, que irá oferecer suporte no Parque do Povo.

A unidade móvel conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos.

Com 15 metros de comprimento, o veículo conta com mamógrafo, aparelho ultrassom com imagens digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

A vinda da carreta foi um pedido feito em 2017, pelo então secretário de Saúde de Birigui, Gilmar Trecco Cavaca, e teve apoio do deputado federal Vanderlei Macris.

Na tarde desta segunda-feira (5) a secretária municipal de Saúde, Marian Fátima Nakad (e parte de sua equipe) visitou a carreta. "Fomos concluir os últimos detalhes para o atendimento ao público. Lembramos que temos como atender 50 exames/dia. Quem não for atendida dentro desta listagem deve procurar outra data até o dia 22 de agosto", explicou a secretária.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »