AtaNews Publicidade 728x90
02/08/2019 às 16h10min - Atualizada em 02/08/2019 às 16h10min

Facebook é investigado por violar leis antitruste ao adquirir empresas

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) suspeita que o Facebook tenha comprado a maioria das empresas para neutralizar concorrência

Olhar Digital
Foto: Imagem Ilustrativa
O Facebook está sob investigação nos Estados Unidos sobre a aquisição de empresas como o Instagram e o WhatsApp. A rede social adquiriu 90 companhias nos últimos 15 anos de existência, mas a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) pretende apurar se as compras violaram leis antitruste.

A suspeita é que o Facebook comprou a maioria dessas empresas para evitar concorrência em potencial. Uma das investigações é sobre a aquisição da Onavo Movile, que oferecia um serviço de VPN gratuito que alertava usuários sobre sites mal-intencionados e dizia proteger suas informações.

Na verdade, o app coletava dados de navegação e comportamento dos usuários, e acredita-se que o Facebook tenha utilizado o serviço para benefício próprio, como fazer análise de mercado. Supostamente, os dados coletados teriam sido fundamentais para decisões como a compra do WhatsApp e o investimento no Instagram Stories. 

Recentemente, o FTC fechou um acordo de US$5 bilhões com o Facebook devido ao caso da Cambridge Analytica. Essa foi a maior indenização paga em um processo do tipo e a empresa prometeu que mudaria algumas políticas de privacidade. Porém, uma nova investigação pode levar a medidas mais drásticas, já que o Facebook parece não se livrar de hábitos antigos. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »