AtaNews Publicidade 728x90
02/08/2019 às 13h29min - Atualizada em 02/08/2019 às 13h29min

Mulheres na Arábia Saudita agora podem viajar sem autorização masculina

A decisão está de acordo com a lei que permite às mulheres dirigir no país.

MBL NEWS
 O governo da Arábia Saudita decretou (finalmente!) que mulheres estarão autorizadas a tirar passaporte e viajar ao exterior sem precisar obter a aprovação de um tutor do sexo masculino.

“Um passaporte será emitido a todo cidadão saudita que fizer a demanda”, indicou o jornal governamental Umm Al Qura, mencionando uma declaração do Executivo. Segundo o jornal Okaz, vinculado ao governo, e outros veículos que citaram autoridades, esta nova regra será aplicada a mulheres a partir dos 21 anos.

Até então, as mulheres sauditas apenas poderiam realizar essas atividades caso tivessem o aval de um homem. É absolutamente chocante que algum ser humano (homem ou mulher) seja visto como propriedade de outro ser humano ou do estado em pleno 2019. A decisão, de permitir uma prática tão normal para as mulheres ocidentais, é um grande avanço para a população saudita.

Nos últimos meses, diversas mulheres fugiram do país e pediram asilo em outras nações. A questão foi levada à Assembleia Consultativa da Arábia Saudita, que destacou a necessidade de revogar o requerimento da permisão para viagens. A médica Eqbal Darandari, membro da Assembleia, defendeu que a medida estava alinhada com a decisão de permitir que as dirigissem automóveis. Vitória.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »