AtaNews Publicidade 728x90
31/07/2019 às 12h09min - Atualizada em 31/07/2019 às 12h09min

Grupo traz para Araçatuba a cultura do Maracatu com o projeto Maracatubá

MARACATUBÁ: a vinda dos saberes do maracatu nação para Araçatuba.

David Prates, especial para o AtaNews
Foto: Divulgação
Este é o nome do projeto que se iniciou no dia 28/07 e que vai oferecer atividades gratuitas ligada ao maracatu ao longo de 4 meses com financiamento da Secretaria Municipal de Cultura, PROAC e Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de SP.

As atividades serão realizadas na Estação Cidadania, localizada à rua Elza Almeida Lemos, nº 975, no bairro Atlântico, entre julho e outubro de 2019, com durante 13 domingos consecutivos no período vespertino e um sábado. As atividades são gratuitas e abertas para residentes da comunidade local e bairros próximos, a partir de 12 anos de idade. O projeto será realizado pelos integrantes do grupo percussivo de Maracatu Baque D'Orum, que foi idealizado por Aline N. Benitez, a partir de um encontro em 24 de novembro de 2018, dando o primeiro passo para o estabelecimento de tal grupo percussivo de maracatu em Araçatuba.

O projeto Maracatubá vai contar com a presença de três integrantes da Nação do Maracatu Porto Rico de Recife, PE em três momentos diferentes. Luiz Gomes da Silva, o Água, é arquiteto, luthier de instrumentos, contra-mestre e batuqueiro da Nação Porto Rico fará a montagem de alfaias no dia 04/08. No dia 01/09, Juninho, um jovem batuqueiro que está circulando pelo país a partir da oportunidade dada pelo Porto Rico, estará transmitindo seus saberes sobre caixa e tarol e no dia 13/10, na apresentação de  encerramento do projeto Maracatubá, contaremos com a presença de Rumenig Dantas, contra-mestre, responsável pelo Baque Mirim da Nação Porto Rico.



Serviço:

Projeto Maracatubá - a vinda dos saberes do maracatu nação para Araçatuba
Projeto financiado pela Secretaria Municipal de Cultura, PROAC e Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de SP.

Programação:

Oficinas de Confecção de Instrumentos / Autoestima Negra / Alegorias / Canto e Dança / Percussão de Maracatu

Local: Estação Cidadania – Rua Elza Almeida Lemos, nº 975 – Bairro Atlântico

Período de atividades: de 28/07 a 20/10.

Dias e horário de atividades: Domingos às 16h.

Público-Alvo: a partir de 12 anos de idade. Não precisa saber tocar.

Inscrições: Por ordem de chegada, 1 hora antes do inicio das atividades. Menores devem estar acompanhados por representante legal e com carteira de vacinação.

Obs.: Levar caneca ou copo para uso durante as atividades. Será servido lanche aos participantes.

Contatos:
Aline Benitez (18) 98199-3849 (whats)
Antonio Carlos Nicolau (18) 98110-7808 (whats)
Redes Sociais:
www.facebook.com/maracatuba e www.instagram.com/maracatuba_

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »