AtaNews Publicidade 728x90
30/07/2019 às 16h10min - Atualizada em 30/07/2019 às 16h10min

Como confiar em uma instituição financeira digital

Lucas Almeida
Assessoria de Imprensa, Gear SEO
Foto: Divulgação

O constante desenvolvimento e aprimoramento tecnológico proporciona diversas comodidades à população, em variados âmbitos, inclusive quando o assunto é instituição financeira. As inovações em aplicativos, por exemplo, possibilitaram o acesso à conta bancária, saldos, extratos e pagamentos através dos smartphones.
 
Além disso, está havendo um grande crescimento do banco digital no país, e este tem alcançado mais adeptos a cada dia. Antigamente, para realizar qualquer transação bancária, era necessário comparecer a uma agência física ou em um caixa eletrônico.
 
Em algumas situações, a negociação só poderia ser feita pessoalmente e diretamente com o gerente ou profissional responsável. Hoje, você possui mais praticidade e eficiência ao poder resolver suas questões facilmente, apenas com alguns toques no celular.
 
Entretanto, diversas pessoas ainda desconhecem as vantagens de utilizar a internet para essa finalidade e acabam optando por enfrentar filas e aguardar o atendimento em agências físicas.
 
Além da falta de conhecimento, muitos preferem se deslocar para realizar suas transações bancárias por receio quanto à segurança da utilização dos serviços móveis.
 
Nesse contexto, fica a reflexão: os bancos digitais prometem diminuir a burocracia e atrair os mais diversos públicos, mas será que essas instituições são confiáveis?
 
É justamente esse o assunto deste artigo. Porém, antes de abordarmos esse tema, precisamos definir o que são bancos digitais e quais são as suas principais características. Acompanhe!

O que são bancos digitais?

Bancos digitais são instituições que oferecem seus serviços e produtos de forma digital, agregando, assim, maior praticidade para seus usuários. Desse modo, o cliente efetua a abertura de conta via internet, através da digitalização de seus documentos e a coleta eletrônica da assinatura.
 
Quando necessita resolver alguma questão, o usuário tem acesso aos diversos canais de atendimento que permitem desde consultas e soluções de problemas, até a contratação de serviços.
 
Mas, além da praticidade, quais são as outras vantagens dos bancos digitais? E as desvantagens? Leia abaixo e entenda.

Vantagens e desvantagens dos bancos digitais

Uma das maiores vantagens da utilização de bancos digitais, é que essas instituições não costumam cobrar taxas pelo uso de seus serviços e, em alguns casos, os investimentos feitos nesses bancos rendem mais do que em agências físicas.
 
Além disso, os clientes não perdem tempo em filas para que possam resolver seus problemas bancários, o que gera maior funcionalidade para o usuário. Ademais, algumas dessas instituições oferecem cartões de crédito internacionais e sem anuidade.
 
Em geral, o atendimento através dos bancos digitais tem como característica a redução da burocracia; o suporte mais ágil e a minimização dos custos. Entretanto, os bancos digitais podem demonstrar algumas ineficiências para certas pessoas, principalmente para aqueles que não estão totalmente adaptados ao meio virtual.
 
Dentre as desvantagens de um banco digital, estão a desconfiança quanto a ausência de uma agência física e a falta de garantia com relação à segurança que essas instituições podem oferecer.
 
Veja, abaixo, se é possível confiar na proteção do seu dinheiro e dados nesses empreendimentos.

Por que confiar na segurança de bancos digitais?

A insegurança é um dos principais receios antes de muitos optarem por um banco digital. Por isso, veja, agora, porque essas instituições são confiáveis e como garantem a proteção aos seus clientes. Entenda!

1. Utilizam tecnologias de ponta

Os bancos digitais utilizam o que há de mais moderno para proteger as transações dos clientes. Nisso, incluem tecnologias como reconhecimento facial, criptografia para proteger as informações e outros meios para validar as ações durante as transações.

2. Uso através de dispositivos móveis

Atualmente, os dispositivos móveis são bastante seguros, demonstrando maior proteção, inclusive, do que o uso de notebooks e do PC. Os celulares precisam garantir maior segurança, principalmente porque as pessoas perdem mais esses aparelhos do que outros dispositivos como o laptop, por exemplo.
 
Além disso, os smartphones contam com maior quantidade de bloqueios e criptografia de ponta para proteção dos dados do usuário.

3. Segurança é essencial para a boa reputação da instituição

Sem estabelecer e demonstrar bons critérios de segurança, os bancos digitais não irão convencer os seus clientes a manterem o relacionamento. Nesse contexto, antes de optar por um banco digital, pesquise sobre a sua reputação e veja o que os usuários têm a dizer sobre a proteção que a instituição em questão oferece.
 
Assim, os bancos digitais são empreendimentos seguros e confiáveis que vieram trazer maior conforto para as transações financeiras. Além de garantirem a proteção do seu dinheiro, esses bancos investem na experiência do usuário, o que agrega praticidade e satisfação para os clientes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »