AtaNews Publicidade 728x90
29/07/2019 às 11h33min - Atualizada em 29/07/2019 às 11h33min

Sistema de Transporte Público de Rio Preto recebe 36 veículos novos com ar-condicionado

Ônibus foram integrados à frota e vai atender usuários a partir do dia 1º de agosto

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O Sistema de Transporte Urbano de Rio Preto recebeu nesta sexta-feira 36 veículos novos, com ar-condicionado, que serão integrados à frota e atenderão as 86 linhas ativas no município. A cerimônia ocorreu na manhã desta sexta no pátio da Swift. Até o próximo dia 1º serão instalados os equipamentos para garantir acesso à rede wi-fi nos ônibus.

Os ônibus têm capacidade para 70 passageiros e acessibilidade para cadeirantes, como previsto no contrato de concessão. Os veículos vão para as ruas na próxima quinta-feira, 1º de agosto, e serão utilizados em sistema de rodízio em todas as regiões da cidade.

“Nós entendemos que é importante fazer um rodízio para atender o maior número possível de passageiros com os ônibus climatizados. Para isso, será feito um rodízio direcionando esses veículos para as rodadas mais movimentadas em todas as linhas”, disse o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança de Rio Preto, Amaury Hernandes.

A climatização no transporte coletivo garantirá temperatura média de 22ºC nas viagens, dando mais conforto aos passageiros. O sistema atende 98,3 mil passageiros nos dias úteis (segunda à sexta-feira).

Esses veículos tem a pintura diferente dos demais para facilitar a identificação pelos usuários. Serão dois modelos, ambos com predominância da cor cinza. Nas linhas atendidas pela empresa Santa Luzia, os detalhes serão em amarelo e naquelas operadas pela Itamaraty, em vermelho.

Os ônibus novos também contarão com cortinas de ar nas portas para diminuir a entrada de calor nos pontos de parada, evitando o aumento de temperatura dentro dos veículos.

“O objetivo é dar mais conforto ao passageiro. Essa é uma das principais ações no nosso plano de melhorar a mobilidade em Rio Preto. Nosso objetivo é que o gaste cada vez menos tempo para se deslocar entre sua casa e o local de trabalho, também queremos que a viagem seja agradável e climatizada”, afirmou o prefeito Edinho Araújo, que comandou o evento.

Frota

O Sistema de Transporte Coletivo de Rio Preto conta agora com 272 veículos para atender aos usuários. O contrato de concessão prevê que os ônibus tenham, no máximo, dez anos de uso (individual) e média de 5 anos quando considerado a totalidade dos veículos.

O terminal urbano recebe diariamente – de segunda a sexta-feira – 80 mil passageiros e o sistema atende 98,3 mil passageiros/dia nas 86 linhas ativas. Atualmente 100% da frota está equipada com sinal de wi-fi.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »