AtaNews Publicidade 728x90
29/07/2019 às 11h17min - Atualizada em 29/07/2019 às 11h17min

Votuporanga conquista 6º lugar no ranking de acessibilidade rural

Prêmio, no valor de R$ 62.500,00, foi entregue pelo Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, ao Prefeito João Dado

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Nos últimos meses, Votuporanga conquistou importantes lugares em índices que demonstram a boa gestão do Município. Na última semana, o Prefeito João Dado esteve no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para receber o prêmio de 6º lugar no ranking do Programa de Acessibilidade Rural Cidadania no Campo 2019, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. 

O prêmio, no valor de R$ 62.500,00, foi entregue pelo Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, ao Prefeito João Dado, que no ato estava acompanhado do Presidente da Câmara, Mehde Meidão Slaiman Kanso; do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Flávio Piacenti Junior; do vereador Dr. Ali e pela Secretária Executiva de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gabriela Chiste. Antes da entrega, o Prefeito e a comitiva estiveram com o Governador do Estado de São Paulo, João Doria.

Também acompanharam a premiação, o Diretor de Divisão de Relação e Fomento no Desenvolvimento Econômico, Orlando Ribeiro, e o engenheiro agrônomo e diretor da CATI Regional Votuporanga, Carlos Alberto De Luca. A comitiva foi recebida pela assessora de Gabinete do Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Maria Tereza Vendramini, e pelo coordenador de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Diógenes Kassaoka.
 
Programa

O objetivo principal do Programa é auxiliar as prefeituras e o Estado na ampliação de serviços públicos à população do campo. É uma ação realizada em parceria com outros órgãos estaduais e auxiliará as administrações municipais a elaborarem o mapa de rotas das propriedades rurais paulistas. Esse endereçamento será utilizado para aprimorar sistemas de segurança, saúde, transporte e outros serviços públicos voltados ao cidadão.

De acordo com o Prefeito João Dado, o prêmio foi recebido “graças ao trabalho que temos feito, que vai ao encontro do trabalho realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento.”

O Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento afirmou que “o Prefeito João Dado está de parabéns. Nós fizemos um diagnóstico e Votuporanga está alinhada na visão do movimento rural e o prêmio vai em reconhecimento ao trabalho que está sendo feito”.

O Presidente da Câmara Municipal de Votuporanga, o Vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso, parabenizou o trabalho realizado no Município que concedeu o prêmio entre dez cidades do Estado. “Isso nos deixa orgulhosos porque o Prefeito está fazendo essa gestão maravilhosa e sendo reconhecido”.
 
Ações

Dentre as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Votuporanga, através da Divisão de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está o Projeto Vida ao Marinheirinho, focado na recuperação de APP's (áreas de preservação permanente de córregos e nascentes), contemplando  32 nascentes, hoje já remuneradas pelo PSA - Pagamento por Serviços Ambientais, das quais 28 foram recuperadas, 20 mil mudas plantadas, 60 hectares de área de APP's de córregos cercadas, 10 bacias de contenção implantadas, três quilômetros de estrada vicinal conservados, além de dois programas de educação ambiental.

O município possui cadeira permanente na Câmara Técnica de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos do CBH-TG - Comitê da Bacia Hidrográfica Turvo-Grande e também é membro do CIDAS - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável, formado por 13 municípios, com foco na gestão municipal sustentável. 

Outros projetos desenvolvidos são o Ecotudo, projeto pioneiro de coleta de resíduos sólidos, entulhos de construções, podas de árvores, óleo de cozinha, móveis velhos, roupas, lixos eletrônicos, pneus, madeiras e vários outros resíduos domiciliares. 

Em breve será inaugurado o packing house da Coapinsp - Cooperativa dos Apicultores, construído em área doada pela Prefeitura, que também é responsável pelo pagamento da energia elétrica consumida. No local, será construído ainda a nova sede do Banco de Alimentos. 

A Secretaria ainda adotou nova sistemática de controle dos serviços da Patrulha Agrícola Municipal e implantou diversas ações de informação e incentivo à participação dos produtores nos Programas de Aquisição de Merenda Escolar. Outro projeto em curso é a restauração e revitalização do Mercado Modelo, onde funcionará a Feira do Produtor Rural.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »