Pensando em desenvolver estratégias para implementar temas ambientais globais por todos os órgãos do Sistema Paulista Ambiental, a Secretaria do Meio Ambiente criou o Comitê de Integração de Apoio à Assessoria Internacional.
O comitê vai estabelecer um processo participativo e integrar as demandas de todas as áreas, mobilizando os técnicos que se fizerem necessários para o trabalho. “Vamos divulgar a agenda de temas globais ambientais de todo o Sistema”, disse o secretário adjunto Eduardo Trani.
Liderado por Jussara de Lima Carvalho, da Assessoria Internacional da SMA, a comissão prevê a criação de três grupos de trabalho para internalizar as questões globais de biodiversidade e de mudanças climáticas e, no caso dos objetivos do desenvolvimento sustentável, internalizar junto ao Sistema Ambiental Paulista.
Os representantes também vão promover e acompanhar as cooperações internacionais, organizar missões e agendas e aumentar a participação do Sistema Ambiental Paulista nas redes de governos subnacionais.
Para o secretário Maurício Brusadin todas essas ações são importantes, mas é preciso buscar recursos para a implantação dos projetos. “Além das declarações de amor, precisamos de provas de amor”, brincou, aludindo à necessidade de buscar recursos para colocar as estratégias em prática.