AtaNews Publicidade 728x90
16/07/2019 às 09h34min - Atualizada em 16/07/2019 às 09h34min

Horta Municipal da Expô 2019 inova na produção e tem alimentos doados  

David Prates, especial para o AtaNews
Foto: Divulgação
Na manhã desta segunda-feira (15), a Horta Municipal da 60ª Exposição Agropecuária de Araçatuba foi aberta para que representantes de programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e entidades vinculadas pudessem fazer a colheita dos alimentos doados. Este ano, a horta, que foi cultivada por técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA), teve 800 m² de área total.
 
Foram 11 programas e entidades assistenciais a receberem as doações. São eles: CCI (Centro de Convivência do Idoso), Asilo São Vicente de Paulo, Acrepom (Associação dos Catadores de Papel de Araçatuba), Hospital Neurológico Ritinha Prates, Lar São João, União Espírita Paz e Caridade, Bom Samaritano de Araçatuba (Manolo Garcia), Instituto para Cegos Santa Luzia, AVA (Associação de Voluntários de Apoio aos Portadores de HIV/AIDS de Araçatuba), Cooper Araçá (Cooperatica de Coleta Seletiva e Beneficiamento de Materiais Recicláveis de Araçatuba) e Lar da Velhice.
 
Segundo o assessor executivo da SMDA, Arnaldo Vieira Filho, “cem por cento da produção da horta é revertida para a população, por meio das entidades assistenciais e público em geral e é um trabalho gratificante, que exige muita dedicação dos profissionais envolvidos e dos parceiros Ponto Agrícola, Milk Mel e Yamaoki Fish Aquários e Peixes Ornamentais”.
 
O diferencial deste ano foi o cultivo da horta em formato de mandala, que permitiu maior aproveitamento da área útil para o plantio, além de deixar o espaço esteticamente mais agradável para os visitantes. Foram cultivadas mais de 70 espécies, entre ervas medicinais, verduras, legumes e hortaliças, com destaque para o nabo pêra de colo roxo, cenoura globo, aranto e hortelã branca, que inovaram a plantação e fizeram sucesso durante toda a exposição.

HORTA CASEIRA
 
O técnico agrícola e monitor de horticultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, Paulo Sérgio Chiaranda, falou sobre a novidade, que é o setor de horta caseira. “Este ano, trouxemos várias ideias para incentivar a produção de hortas caseiras. Cercamos uma área para demonstrar como plantar e cultivar com a utilização de caixas de madeira, vasos menores e sistemas de sobreposição de vasos, tudo com baixo custo.”, contou.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »