AtaNews Publicidade 728x90
11/07/2019 às 15h24min - Atualizada em 13/07/2019 às 17h00min

Uso do aplicativo do Detran.SP cresce 640% no Estado

Moderna e intuitiva, ferramenta oferece consultas e serviços online por meio do smartphone e envia alertas do órgão aos motoristas

Governo do Estado de São Paulo
Foto: Divulgação

O aplicativo do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) para celulares caiu no gosto dos motoristas paulistas. Desde que foi lançado, em 2015, a quantidade de serviços realizados cresceu 640%, e a expectativa é de novas altas com o aumento das facilidades que serão implantadas.

Ainda neste ano, o aplicativo vai contar com consulta para comprovar a autenticidade de qualquer CNH –serviço excelente para o comércio, por exemplo–, rastreamento de emissão de documentos e emissão da certidão da habilitação –todos serviços que já estão disponíveis no portal do Detran.SP, por meio do www.detran.sp.gov.br.

A novidade mais recente implantada no aplicativo foi um painel com todas as informações do veículo do condutor, como último licenciamento realizado, mês do licenciamento obrigatório e consulta de multas, débitos e restrições. Um mesmo painel já fornece todas as informações sobre a habilitação do condutor.

No mesmo aplicativo dá para consultar veículos de terceiros (com placa e número do Renavam), checar pontos na CNH, pedir a 2ª via da habilitação, agendar serviços de manutenção no veículo, fazer indicação de condutor, acompanhar seus pedidos junto ao Detran.SP, tirar dúvidas e receber orientações diversas.

O aplicativo é importante porque, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), 92% das casas brasileiras já têm, ao menos, um telefone móvel. Ainda segundo a pesquisa, o celular já é o equipamento mais utilizado para o acesso à internet (95%), tomando a frente do computador (64%).

“A mobilidade é fundamental na vida das pessoas hoje, e o Detran.SP também caminha nessa direção. Nosso objetivo, a médio e longo prazo, é oferecer no aplicativo para celular, todos os 43 serviços online disponíveis no portal”, afirmou Jânio Loiola de Oliveira, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran.SP.

Dados

Só neste ano, até maio, foram 80,6 milhões de serviços realizados no aplicativo do Detran.SP. Já em todo o ano passado, foram 115,6 milhões de serviços, um recorde. Os serviços mais realizados são consultas de pontos na CNH, de dados dos veículos, resumo ou detalhe das multas, e pesquisa de débitos e restrições de veículos.

Já uma das maiores facilidades com o aplicativo é o motorista receber alertas no seu celular. Chamados de “push”, os alertas podem informar quando for registrada multa no prontuário do condutor, avisar quando é a hora de fazer o licenciamento do veículo, notificar para a renovação da CNH, entre outros pontos.

Segundo dados da Diretoria de Atendimento ao Cidadão, 21 serviços podem ser comunicados por push. Desde março de 2016, quando o sistema foi implantado, 32 milhões de alertas já foram enviados para os celulares dos motoristas ou mensagens pelo site. Ao todo, 21,8 milhões de usuários permitem envio de avisos pelo Detran.SP.

Aplicativo

Para acessar o aplicativo do Detran.SP, o cidadão com smartphone deve acessar a loja de aplicativos dos sistemas Android ou IOS e baixar o produto. O motorista pode se cadastrar direto no aplicativo para acessar os serviços. Ele vai precisar da CNH para informar o número do CPF e da habilitação, por exemplo.

De 2016 até maio deste ano, já foram registrados 8,3 milhões de downloads do aplicativo do Detran.SP. Na loja de aplicativos do sistema Android, a nota para o sistema do Detran.SP é 4,4 (total de 51 mil visualizações). No sistema IOS, a avaliação é 4. Em ambos os casos, o aplicativo é listado como um dos mais importantes na área de serviços públicos.

Simulado

O Detran.SP também tem outro aplicativo, muito usado por candidatos a habilitação, que procuram conhecimento sobre as leis de trânsito. O aplicativo, chamado Simulado Detran-SP, oferece simulados para prova teórica (composta de 30 questões) e apostilas que podem ser baixadas e consultadas off-line.

“O Simulado Detran.SP é uma ótima ferramenta para quem está em processo de habilitação. Só neste ano, até maio, já foram registradas 6,8 milhões de consultas a serviços online e 483 mil downloads. Além disso, o Simulado figura entre os 10 serviços educacionais melhor avaliados nas lojas de aplicativos”, afirmou Oliveira.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »