02/07/2019 às 15h35min - Atualizada em 02/07/2019 às 15h35min

Consertão será o destaque da festa de 82 anos de Andradina

Em concerto ao ar livre e com entrada franca, artistas apresentam clássicos da música caipira, com orquestração sinfônica

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Os moradores da famosa “Terra do Rei do Gado” vão ganhar um presente e tanto na comemoração dos 82 anos de Andradina. O projeto ConSertão, série de concertos itinerantes que presta homenagem aos compositores da música caipira, estará na cidade no próximo dia 13 de julho (sábado), às 120h, na Praça Moura Andrade.
 
Os artistas Cláudio Lacerda (voz), Rodrigo Zanc (voz), Neymar Dias (viola caipira) e a Orquestra de Câmara de Piracicaba, sob a regência do maestro Luís Fernando Fischer Dutra, são os protagonistas da iniciativa que propõe a mistura de dois universos: o popular e o erudito. Com clássicos do cancioneiro campesino no repertório, como “Romaria”, “Tristezas de Jeca” e “Chitãozinho e Xororó”, os artistas são acompanhados pela orquestra em arranjos trabalhados para a viola e grupo sinfônico.

O projeto foi concebido pelo músico Cláudio Lacerda, como uma forma de elevar a música caipira a um patamar que ela merece, valorizando a cultura do campo. “Isso é uma bandeira para mim! O repertório é formado por clássicos do gênero, por canções que ajudaram a moldar a identidade cultural de São Paulo e algumas partes de Estados vizinhos, região definida como Paulistânia”, revela Cláudio.

A grande maioria dos principais compositores e intérpretes da música caipira são naturais do Estado de São Paulo, e, portanto, nada mais natural que os homenageados sejam na maioria paulistas, como Teddy Vieira, João Pacífico, Raul Torres, Angelino de Oliveira, Palmeira, Elpídio dos Santos, entre outros.

A cidade, conhecida como “Terra do Rei do Gado”, inclusive, já recebeu homenagens de compositores que estarão entre os tributos do Consertão. A música “Rei do Gado”, cantada por Tião Carreiro e Pardinho, menciona a cidade de Andradina em seus versos.

 


O projeto participa do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (ProAc-ICMS). Sua primeira edição, em 2018, reuniu mais de 15 mil pessoas nas cidades de Piracicaba, Barra Bonita, Paraguaçu Paulista, Araçatuba e Araraquara. Com o sucesso das ações, em 2019, a segunda edição tem atraído milhares de pessoas, em passagem por Piracicaba, Brotas e Assis (que aconteceu no último dia 30, com sucesso de público e crítica).
 
Quem faz o ConSertão
 
Cláudio Lacerda, além de idealizar todo projeto, apresenta-se como solista de voz nos espetáculos. Sua carreira, dedicada à música caipira, fala por si só. Diretor da Cantoria Produções Artísticas, já lançou cinco discos e coleciona participações de artistas essenciais para o gênero, como Renato Teixeira, Rolando Boldrin, Dominguinhos, Tinoco e Pena Branca. 

Acompanhando Lacerda como segunda voz nas canções está Rodrigo Zanc, músico com vasta experiência no meio e exímio violeiro. Com dois discos autorais, Zanc agrega enorme contribuição para a música caipira contemporânea com sua sonoridade moderna. Já o responsável pelos arranjos para a orquestra é Neymar Dias, que além de assinar a direção musical do projeto, ainda é quem empunha o mais emblemático personagem da cultura campesina: a viola caipira.

Junto à Lacerda, Zanc e Dias está um dos principais grupos do interior paulista: a Orquestra de Câmara de Piracicaba, que é convidada em todas as apresentações, sempre sob regência do maestro Luís Fernando Fischer Dutra.

SERVIÇO

CONSERTÃO ANDRADINA
Data:
13 de julho de 2019 (sábado)
Horário: 20h
Local: Praça Moura de Andrade – Andradina - SP

ENTRADA GRATUITA
Classificação: Livre

Informações:
facebook.com/consertao
instagram.com/consertao.oficial
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »