AtaNews Publicidade 728x90
02/07/2019 às 15h09min - Atualizada em 02/07/2019 às 15h09min

Prefeitura Municipal de Pereira Barreto zera filas de atendimentos em sete especialidades da Saúde

As ações estão sendo realizadas nos últimos meses e deverão ser mantidas ao longo deste ano.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, por meio de um trabalho intensificado e ampliação de atendimentos médicos em várias especialidades, conseguiu zerar algumas filas de pacientes que aguardavam há tempos em filas. A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando mutirões de atendimentos a esses usuários e assim zerando filas de algumas especialidades.

O Prefeito Joãozinho solicitou para a Secretária Municipal de Saúde Marcia Yamamoto, um levantamento das filas existentes a espera de especialidades médicas, assim, pediu para que aumentasse o número de consultas de especialidades, para diminuir ou mesmo zerar algumas filas. A Secretaria Municipal de Saúde por sua vez, realizou reuniões com a DRS de Araçatuba, mostrando a realidade do município e o que era ofertado por eles sendo insuficiente para atender a nossa população.

Diante dessa situação a DRS se propôs a ofertar mais consultas e algumas cirurgias para o município e a Secretaria Municipal de Saúde  dentro das nossas condições e disposições orçamentárias, deslocando recursos como contratação extra de exames de 600 Raios-x, 3200 Ultrassonografia, 135 Endoscopia, 130 Ecocardiograma,  e  Consultas de Especialistas para zerar a demanda reprimida, com isso temos 2 Neurologista, 1 Cardiologista, 1 Dermatologista, 1 Urologista, 1 Nefrologista, 1 Otorrino, 1 Ginecologista, 1 Gastroenterologista, 1 Pneumologista,  1 Oftalmologista, 3 Pediatra, 1 Psiquiatra, 1 Vascular e 1 Ortopedista, todos esses profissionais atendem na UBS – III em Pereira Barreto de acordo com agendamento.

As cirurgias de baixa e média complexidade com risco baixo, das especialidades de cirurgia geral, urologia, ginecologia, ortopedia e cirurgia vascular, já estão sendo agendadas e várias já foram realizadas, dentro da nossa estrutura que é a Santa Casa de Pereira Barreto, e em vagas cedidas pela DRS no Hospital Regional de Ilha Solteira e Hospital São Domingos na cidade de Nhandeara e Hospital Regional de Mirandópolis.

No entanto, as cirurgias de alta complexidade tais como videolaparoscopias, artroplastias de quadril e joelho, nefrolitotomia percutânea de urologia e casos que o paciente apresenta riscos cirúrgico elevado devido comorbidades como cardiopatias, idoso extremo acima de 80 anos, doenças pulmonares, sequelas de Acidente Vascular Cerebral, patologias que exigem acompanhamento de equipe multidisciplinar entre outras condições que as torna de alta complexidade, devido risco que a cirurgia pode causar ao paciente seguindo classificações específicas, o município não consegue resolver sem o apoio do governo estadual por intermédio da DRS. Ações como estas, já foram solicitadas a DRS e o município aguarda respostas.

Abaixo segue relatório com o número de pacientes atendidos por especialidades no período de Agosto/2018 até Junho/2019 na UBS – III “Dr. Dermival Franceschi” –  Centro de Saúde de Pereira Barreto.




 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »