AtaNews Publicidade 728x90
02/07/2019 às 10h52min - Atualizada em 02/07/2019 às 10h52min

Eclipse parcial hoje em Araçatuba

David Prates, especial para o AtaNews
Foto: Divulgação
Uma dica interessante do astrônomo amador Marcos Goiato, que inclusive foi até San Juan na Argentina para ver o eclipse total. Lembrando que mesmo o tendo o fenómeno parcial na nossa região, é interessante ter certos cuidados e nunca acompanhar a olho nú. 

Dia 2 de Julho vindouro a região de Araçatuba será agraciada por um eclipse parcial do sol, com fração máxima de obscurecimento em torno de 35 % ( o fenômeno será total em algumas regiões do Chile e Argentina ). O início do eclipse ocorrerá a partir de 17 h ( Horário de Brasília ) e seguirá até seu máximo para nossa cidade, em torno de 17 h e 50 min. A este momento o sol estará a muito baixa altitude, em torno de 1 a 2 graus apenas, já muito próximo de seu ocaso, de forma que, por meio de simples óculos escuros, o fenômeno poderá ser contemplado ( desde q o observador olhe o astro por poucos segundos a cada vez, com intervalos, para evitar lesões irreversíveis na retina ). Como o eclipse ocorrerá com o sol baixo no horizonte oeste, recomenda-se local aberto, com vista privilegiada do mesmo.

Uma boa sugestão são as passarelas da rodovia Marechal Rondon, olhando-se no sentido de Guararapes. Quem tiver a curiosidade e oportunidade de observar, verá o sol conforme a ilustração abaixo. Céus claros e boa diversão a todos !
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »