27/06/2019 às 14h29min - Atualizada em 27/06/2019 às 14h29min

Suar muito é sinal de emagrecimento? Veja os mitos e verdades

SAÚDE

Lucas Almeida
Assessoria de Imprensa, Gear SEO
O fato de suar bastante durante exercícios físicos ou uma caminhada em um dia quente ajuda a formar o pensamento de que suar emagrece.
 
Mas será mesmo? Ainda há muitas dúvidas sobre o assunto e por isso vamos esclarecer tudo neste artigo.

O que é o suor e o que ele indica?

O suor é fluido liberado pelo nosso corpo através das glândulas sudoríparas, que estão espalhadas pelo nosso corpo, principalmente nas axilas. Tecnicamente, o suor é a resposta do nosso organismo para reduzir a temperatura do nosso corpo em alguns casos.
 
Quando fazemos uma atividade física intensa ou caminhamos debaixo do sol, por exemplo, o nosso corpo atingir temperaturas acima dos 37° C. Assim, o nosso corpo libera o suor para tentar diminuir a temperatura corporal e manter a resistência do organismo.
 
Composto por água e sais minerais importantes para o funcionamento do nosso corpo, o suor está ligado a perda de água do organismo e isto pode dar a sensação de emagrecimento.
 
Porém, há riscos em relação à atividade física. Quando perdermos muito líquido e não o repomos, ficamos desidratados.
 
Isso acontece quando estamos caminhando por diversas horas sob o sol sem beber água, por exemplo. Nessa situação, o corpo libera o suor em abundância e isso gera uma forte perda de água, que se não reposta pode causar desidratação.

Suar realmente emagrece?

Não, suar não emagrece. De fato, se nos pesarmos após uma sessão de atividades físicas, veremos que perdemos peso. Porém, isso está mais ligado a queima de gordura corporal e não ao suor.
 
O suor pode até emagrecer momentaneamente, afinal, perdemos bastante água, mas não é ele que faz uma pessoa perder mais calorias e emagrecer.
 
Se você fizer uma sauna, por exemplo, você irá suar, e consequentemente, perder água, o que resulta apenas numa perda momentânea de peso.
 
O perigo de achar que o suor emagrece é forçar atividades físicas em condições a qual não estamos acostumados. Um exercício muito intenso e a falta de hidratação podem causar graves problemas ao organismo, por isso, é essencial se manter hidratado e não levar o corpo ao extremo nas atividades.

Suor: quais são os principais mitos?

Vamos listar abaixo algumas afirmações comuns para desmistificar os principais mitos sobre o suor. Confira:
 
  • Suor é perda de gordura: O suor representa a perda de água e outros nutrientes do nosso organismo. A perda de gordura está relacionada a atividades físicas e alimentação e não ao suor;
 
  • Fazer atividades físicas com roupas quentes ajuda a emagrecer: Praticar exercícios com roupas quentes como casacos, por exemplo, nos faz suar simplesmente porque aumenta a nossa temperatura. E como suamos mais, acreditamos que estamos emagrecendo mais,
 
  • Suar desintoxica o organismo: Suar não elimina as impurezas do nosso corpo, pelo contrário, representa a perda de nutrientes importantes para o nosso organismo.

Transpiração excessiva: Como controlar o suor?

Existem pessoas que transpiram muito, mesmo quando não estamos realizando atividades intensas. Por isso, separamos algumas dicas para lidar com a transpiração excessiva e controlar o suor, confira:

Não faça atividades físicas em horários de calor excessivo

Essa é uma dica para qualquer pessoa, principalmente para as que transpiram demais. Fazer exercícios ao meio-dia, por exemplo, pode gerar uma produção de suor excessiva e levar a pessoa mais rápido a uma desidratação. O aconselhável é fazer atividades físicas antes das 9h ou depois das 17h.

Se hidrate corretamente

A hidratação é essencial, principalmente para quem realiza com frequências atividades físicas intensas. O ideal é que você tenha sempre água à sua disposição para tomar durantes os exercícios.
 
Algumas bebidas energéticas, como os isotônicos, também ajudam na hidratação, estas, além de repor a água perdida pelo suor, aumentam a sensação de disposição do corpo, o que ajuda na realização de exercícios.

Use roupas mais largas e de algodão

O melhor tecido para a transpiração excessiva são as roupas 100% algodão. Elas ajudam na retenção de suor através da absorção do líquido. Outra dica é usar roupas mais largas, assim a pele pode “respirar” melhor e controlar o suor.
 
Tecidos como poliéster, muito comum em roupas, podem ajudar a agravar a situação e devem ser evitados. Esses tecidos abafam a pele e não absorvem o suor, o que pode resultar em mau cheiro.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »