AtaNews Publicidade 728x90
18/06/2019 às 15h55min - Atualizada em 18/06/2019 às 15h55min

Votuporanga é 1º lugar do Brasil em Governança Municipal

Prefeito João Dado comemorou a conquista e agradeceu o trabalho dos servidores municipais que contribuiu para o primeiro lugar no ranking do IGM-CFA

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Mais uma vez Votuporanga vem se destacando entre os Municípios de todo o País. A Cidade ficou em 1º lugar do Brasil no Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (IGM-CFA), ano base 2018. De acordo com o levantamento, Votuporanga está no grupo 6, com Municípios de 50.001 a 100.000 habitantes com PIB (Produto Interno Bruto) per capita acima de R$ 20.400,00. 

A média geral de pontuação de Votuporanga foi de 8,92, sendo 7,90 de Finanças, 9,24 de Gestão e 9,63 de Desempenho.

Em Índice de Qualidade de Investimento em Educação, Votuporanga obteve resultado de 9,1. Já no Índice de Qualidade de Investimento em Saúde, a cidade obteve resultado de 9,26 e o Indicador de Segurança do Município apresentou resultado de 9,99.

O Prefeito João Dado comemorou a conquista e agradeceu o trabalho dos servidores municipais que conquistaram o primeiro lugar no ranking do IGM-CFA. “É uma notícia extraordinária para a nossa querida Votuporanga. O Conselho Federal de Administração, por meio de um trabalho técnico e sem influência política de qualquer natureza, fez uma classificação das nossas cidades do Brasil. Votuporanga, no nosso Governo, foi classificada como melhor do Brasil do seu grupo. Fico muito feliz e quero fazer uma homenagem a todos os nossos Secretários e Secretárias, a todos os nossos servidores públicos do Município, vocês são número 1 no nosso Brasil”.
 
IGM-CFA

Para o Índice de Governança Municipal, o Conselho Federal de Administração relacionou diversas fontes de dados de órgãos como Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério Público Federal, IBGE, Datasus, INEP, Firjan, entre outros. Foram agrupados 5.570 municípios brasileiros em oito grupos com características socioeconômicas similares. 

Em 2018, foi construída uma nova metodologia, destacando-se dois pontos principais: a) agrupamento de municípios semelhantes e, b) definição de metas a serem atingidas pelos municípios, aprimorando-se, assim, a metodologia anterior ao permitir uma comparação mais justa e efetiva entre os municípios. O IGM está em sua terceira edição e foi lançado em novembro de 2016 pelo Conselho Federal de Administração, que contou com auxílio técnico do Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública. 

A classificação utiliza o parâmetro de porte e renda per capita. Atualizado anualmente, o IGM possibilita aos gestores e à população uma análise comparativa da qualidade de gestão de cada município. 
 
Conselho Federal de Administração

O Índice de Governança Municipal é realizado pelo Conselho Federal de Administração, um Órgão Público criado na década de 60, que tem entre seus objetivos fiscalizar o exercício profissional de Administradores de todo o país e, também, promover estudos e pesquisas, valorizar, mediante reconhecimento público e premiações, profissionais, empresas públicas e da iniciativa privada e organizações sociais que tenham contribuído significativamente para o desenvolvimento da Ciência da Administração.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »