AtaNews Publicidade 728x90
14/06/2019 às 16h17min - Atualizada em 14/06/2019 às 16h17min

Lavar o cabelo com água quente faz mal? Descubra

A água quente faz mal para o seu cabelo? Descubra

Beleza Extraordinária
Foto: Imagem Ilustrativa
Talvez você já tenha ouvido falar que lavar o cabelo com a água quente faz mal para os fios. Mas você sabe o que realmente acontece com o seu cabelo quando você toma banho com a água em temperaturas elevadas? A longo prazo, isso pode trazer vários problemas para a beleza e mesmo para a saúde dos fios.

Quer conhecer melhor os danos que a água quente pode provocar no seu cabelo? O Beleza Extraordinária separou os principias problemas e explicou o efeito da temperatura alta nos fios.

A ÁGUA QUENTE DEIXA O CABELO MAIS POROSO
O que acontece quando você lava o cabelo com a água muito quente é que a temperatura elevada sensibiliza os fios. Ou seja, eles incham e as cutículas se dilatam - facilitando a perda de hidratação. Isso faz com que o seu cabelo fique poroso e com aspecto áspero, comum nas madeixas ressecadas.

Esse ressecamento também traz outros problemas: ele faz com que os fios embaracem com mais facilidade, além de deixá-los opacos e sem brilho.

O CALOR TAMBÉM AUMENTA A PRODUÇÃO DE ÓLEO
A porosidade não é o único problema que a água quente pode provocar. Algumas mulheres optam por tomar banho em temperaturas altas por acreditarem que isso é mais eficaz para limpar os fios. Mas, na verdade, o efeito pode ser o contrário. A água quente, em contato com o couro cabeludo, estimula a produção de óleo.

Em vez de deixar as madeixas bem limpas e bonitas, lavar o cabelo com água muito quente pode deixá-lo mais oleoso e com aspecto de sujo.

OS CABELOS COLORIDOS PODEM DESBOTAR COM BANHOS QUENTES
A temperatura alta também pode prejudicar as mulheres que têm cabelos coloridos. Isso porque a água quente abre as cutículas dos fios - que é onde a coloração penetra quando você colore. Assim, a cor perde aquela intensidade e passa a ficar mais desbotada e sem vida.

Isso pode acontecer principalmente com quem usa tonalizantes ou outras colorações semipermanentes para colorir o cabelo. Nesses casos, a duração da cor será menor. Mas você pode evitar o problema se abrir a água fria no final do banho, para tomar uma ducha fria.

COMO ESCOLHER A TEMPERATURA IDEAL PARA A ÁGUA?
Agora que você já sabe quais são os danos que a água quente pode trazer para o seu cabelo, talvez esteja se perguntando como evitar isso, certo? Temos uma boa notícia: você não precisa tomar banho totalmente frio para manter a saúde e beleza dos fios.

No verão, quando os dias são mais quentes, você até pode aproveitar para tomar aquela ducha bem gelada. Mas, no resto do ano, a água morna para fria é o suficiente para manter as madeixas hidratadas e livres do excesso de óleo.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »