AtaNews Publicidade 728x90
11/06/2019 às 08h19min - Atualizada em 11/06/2019 às 08h19min

Araçatuba está na Semana de Erradicação do Trabalho Infantil

David Prates, especial para o AtaNews
Foto: Divulgação
Aconteceu na tarde desta segunda-feira (10), no teatro Paulo Alcides Jorge, anexo à Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, a cerimônia de abertura da Semana de Erradicação do Trabalho Infantil, de realização do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) de Araçatuba e participação de crianças e jovens do Secoi (Serviço de Convivência Infanto-Juvenil), da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A Semana faz alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, relembrado em 12 de junho. O enfrentamento ao trabalho infantil ocupa lugar de destaque na agenda social do Governo Federal. Neste sentido, a Semana da Erradicação do Trabalho Infantil tem como objetivo sensibilizar e mobilizar os diversos atores e segmentos sociais no combate à exploração de crianças e jovens.

Pronunciaram-se na abertura o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, e a vice-prefeita Edna Flor; a secretária de Assistência Social e de Participação Cidadã, Maria Cristina Domingues; o juiz da 1ª vara do trabalho de Araçatuba, Adhemar Prisco da Cunha Neto; a coordenadora do PETI, Anézia Gabas; a promotora do Ministério Público do Trabalho, Ana Raquel Machado Bueno de Moraes e a representante do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescente), Maria Zilma Correa Dornelas.

Após as falas, houve uma apresentação de dança das crianças do Secoi, com o título “Junto e Misturado”. O pedagogo social, assessor em projetos sociais e ex-conselheiro tutelar em Araçatuba, Sérgio Calixto, conduziu os trabalhos com a palestra “Como Reconhecer uma Criança Em Trabalho Infantil E Como Proceder Diante Dessa Situação”.
 
1ª Corrida Chega de Trabalho Infantil

No domingo de manhã (9), com largada às 8h, foi realizada em Araçatuba a 1ª Corrida Chega de Trabalho Infantil,  por iniciativa do Ministério Público do Trabalho e da 15ª região do TRT,  com organização da KM Runner e com apoio do Shopping Praça Nova, do Centro Universitário Unitoledo e da Prefeitura de Araçatuba, através das secretarias municipais de Esporte, Lazer e Recreação e de Segurança.

A atividade esportiva teve as macro categorias de 5 Km, 10 Km e caminhada, com subcategorias masculinas e femininas e por faixas etárias. A modalidade de caminhada também teve participação de crianças, incluindo o grupo dos Bombeiros Mirins, do 20º Grupamento de Bombeiros de Araçatuba.


“Uma belíssima iniciativa do Ministério e da Justiça do Trabalho, representada pelo Juiz da 1ª Vara do Trabalho, Adhemar Prisco da Cunha Neto, e prestigiada por todas essas equipes, corredores individuais e patrocinadores que abrilhantaram esse evento. Em primeiro lugar, a proteção à nossa infância, e, em segundo, o incentivo à prática esportiva pela melhor saúde. Parabéns a todos os participantes”, celebrou o prefeito Dilador Borges.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »