AtaNews Publicidade 728x90
07/06/2019 às 14h40min - Atualizada em 07/06/2019 às 14h40min

Fundo Social inaugura o projeto ‘Cabide Solidário” para atender famílias carentes em Buritama

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O ideal da vida é poder se vestir bem em todas as estações no ano. Não precisa ser roupas novas ou de grife. O importante é ter acesso a roupas em bom estado de uso. Para enfrentar o inverno e as temperaturas acima da média, o Fundo Social de Solidariedade criou o projeto ‘Cabide Solidário’. Transformou uma caixa que ficava na frente do prédio em uma loja gratuita para beneficiar famílias carentes.

Em Buritama, a ideia surgiu ao constatar que as doações feitas eram depositadas em caixas enormes. As roupas ficavam todas misturadas, dificultando a procura pela numeração correta. O projeto já existe por todo País, o diferencial do Fundo Social foi criar uma loja para dar mais dignidade e humanizar a solidariedade. O local, além de atender as famílias em vulnerabilidade social, também recebe doações das pessoas que se preocupam com quem não tem uma roupa adequada para se vestir.

O público poderá encontrar no ‘Cabide Solidário’ roupas masculinas, femininas, infantil, sapatos e acessórios como bolsas e sacolas. Também poderão retirar cobertores doados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Qualquer pessoa que necessite pode comparecer no local. De acordo com a diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, serão proibidas a retirada de peças com o intuito de venda em brechós e bazar de roupas usadas. “Qualquer pessoa pode fazer doação de roupas ao projeto. É sempre bem-vindo”, disse.

Com o slogan “Você precisa? Sim! Pegue o necessário. Não. Doe uma peça”, conforme Gislaine, essa frase quer incentivar a solidariedade entre as pessoas da cidade. Ela explicou que o projeto busca tratar com mais dignidade e respeito a população de baixa renda (público atendido pelo órgão). “O local foi estruturado para atender esse propósito. É semelhante a uma loja de roupas com araras, balcão, mesa, sapateira, entre outros itens, para mostrar respeito e igualdade entre os moradores”, completou a diretora.

Segundo a presidente do Fundo Social, Sirley Zacarias dos Santos, o projeto atua na simplicidade e deseja aumentar a autoestima das pessoas carentes. “Ao criarmos um espaço adequado, com infraestrutura, conseguimos atender bem quem mais precisa e também humanizar o projeto, onde se retira uma caixa de madeira que era depósito de roupas, para criar uma loja gratuita, para atender a quem precisa”, comentou.

O ‘Cabide Solidário’ funciona no prédio do Fundo Social de Solidariedade. Está localizado na rua Marechal Deodoro, 755, Livramento. O local atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Informações: (18) 3691-1535.

Como funciona?

As doações são recebidas por uma atendente do Fundo Social. A funcionária relaciona os produtos em um formulário. É identificado o doador, endereço e telefone. (Serão respeitados doadores anônimos utilizando-se de iniciais). As roupas são destinadas para separação, caso estejam em bom estado de uso, é enviada ao ‘Cabide Solidário’. Caso haja necessidade de reparos, as costureiras fazem a customização das peças. Todas as peças passam por supervisão de higiene, devendo ser limpas (lavadas e passadas) para ir ao cabide.

Na loja, o atendimento será feito por uma funcionária que auxiliará o cliente (usuário) na escolha das peças com um atendimento semelhante a uma loja de roupas. O morador terá liberdade para escolher as peças de uso.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h30. Será reservado um dia da semana para a reposição das peças do cabide que forem doadas.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »