AtaNews Publicidade 728x90
23/02/2018 às 10h39min - Atualizada em 23/02/2018 às 10h39min

Escola de Samba Unidos da Zona Leste vai doar 200 bonecas a entidades e oferece cursos de música a crianças e adolescentes

Alessandra Nogueira
Política e Mais
Foto: Divulgação

A Escola de Samba Unidos da Zona Leste vai doar 200 bonecas e cerca de 100 peças de roupas para entidades assistenciais que manifestarem interesse em receber estas doações. A ação, segundo o presidente da agremiação, Jacques Pétia, visa despertar o sentimento de solidariedade entre os integrantes da comunidade do Santa Luzia, onde está localizado o barracão da escola.

Os brinquedos estão em bom estado de conservação, assim como as roupas (há peças para crianças e adultos). “As bonecas e as roupas foram arrecadadas no ano passado, justamente para unir as pessoas em prol da caridade”, disse Pétia.

Além da solidariedade, a escola inicia o ano com novos projetos. A partir de primeiro de março, a Unidos da Zona Leste passa a receber inscrições para o curso de percussão voltado para crianças a partir dos seis anos de idade, com aulas aos sábados. O curso será ministrado pelos próprios integrantes da bateria da escola, mas a ideia é cadastrar professores voluntários que possam oferecer as aulas às crianças. O objetivo é criar uma bateria mirim na escola de samba.
 

Também este ano, a Unidos da Zona Leste vai ensinar às crianças da comunidade o Maracatu, dança em que um bloco fantasiado baila ao som de tambores, chocalhos e agogôs. “É uma maneira de manter viva a cultura popular, passando para os mais jovens as tradições do nosso País”, disse o presidente da escola. O maracatu é uma manifestação folclórica de origem pernambucana.
 

Voltado para adolescentes a partir de 13 anos, o curso de cavaquinho é outro projeto que Pétia pretende implantar em 2018. A escola possui 20 cavaquinhos e vai disponibilizá-los para que os jovens possam aprender o instrumento. Para isso, busca professores voluntários, que possam ensinar o instrumento de graça aos participantes. “É uma forma de a escola contribuir para a descoberta de novos talentos e oferecer a oportunidade de estes jovens se tornarem músicos profissionais”, afirmou Pétia, destacando que os projetos são voltados à cultura do samba.

Todos os cursos serão ministrados no barracão da escola, que fica na Rua João Gonzales Munhoz, 183, no Santa Luzia.
 

A escola possui a Bateria Show, que reúne os integrantes da escola para apresentações em festas e eventos. “É uma maneira de garantir renda aos membros da bateria, que são da própria comunidade”, afirma Pétia.

A Unidos da Zona Leste foi fundada em 2006 e acumula quatro títulos de campeã no carnaval araçatubense: em 2009, com o enredo “O negro é a raiz da liberdade”; em 2010, quando abordou a história e a trajetória de Benedita Fernandes; em 2012, com o tema “Rotary Club”, sobre os trabalhos desenvolvidos por este clube de serviço; e em 2014, quando abordou o tema “Crendices e Superstições”. Em 2010, a escola recebeu ainda o troféu Odette Costa, sendo a primeira agremiação da cidade a receber a honraria concedida pela Secretaria Municipal de Cultura.

SERVIÇO

As entidades interessadas em receber as bonecas e as roupas da escola devem ligar para o celular (18) 99704-6150.
Para se inscrever nos cursos de percussão, cavaquinho e maracatu, é preciso se dirigir ao barracão da escola, que fica na Rua João Gonzales Munhoz, 183, Santa Luzia, a partir de primeiro de março. Mais informações também podem ser obtidas pelo (18) 99704-6150.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »