AtaNews Publicidade 728x90
04/06/2019 às 15h27min - Atualizada em 04/06/2019 às 15h27min

Como utilizar o WhatsApp para impulsionar os negócios

Alan Medeiros
Quem é empreendedor sabe quais são os canais disponíveis para a divulgação da empresa e interação com os clientes. Facebook, Instagram, site, blog e canal de vídeos no Youtube são algumas das ferramentas que auxiliam você a garantir sua presença online.
 
No entanto, você já pode colocar ali na lista o WhatsApp. É difícil deixar de lado esse aplicativo que hoje em dia está presente no dia a dia da maioria dos brasileiros. É difícil encontrar alguém atualmente que não aproveita as facilidades que esse tal de “Whats” oferece.
 
O WhatsApp é versátil, pois compartilha conteúdo nos mais variados tipos de formato, bem como é utilizado por praticamente todos os segmentos de público, desde adolescentes, empresários e donas de casa. Enfim, o alcance dessa ferramenta é impressionante.
 
Além disso, assim como o e-mail marketing, o WhatsApp facilita a segmentação do público, algo que é fundamental para o empreendedor direcionar o conteúdo da sua marca.
 
Como se comportar no WhatsApp
 
Tudo que envolve comunicação e compartilhamento de arquivos exige certa norma de conduta. No Facebook e no Instagram, por exemplo, você não vai agir de modo que irrite os seus contatos.
 
No WhatsApp vale a mesma regra. Por isso, não adicione a pessoa e envie mensagens sem autorização, as pessoas ficam incomodadas e isso só prejudica a imagem da sua empresa.
 
Você pode criar listas, aliás, essa é a vantagem do WhatsApp. Porém, sempre consulte antes de inserir alguém nela.
 
Além disso, as listas de transmissão são o método mais recomendado para gerenciar o seu negócio nesse aplicativo, pois os grupos servem para todo mundo enviar mensagens para todos.
 
Por outro lado, nas listas de transmissão é possível falar de maneira isolada com alguma pessoa.
 
Para gerenciar com melhor segurança e responsabilidade o seu negócio no WhatsApp, experimente um aplicativo próprio para esse fim. 
 
O WhatsApp Business melhorando o seu negócio
 
Ao utilizar um blog para auxiliar o seu marketing digital, você tem à disposição plataformas que facilitam a criação e gerenciamento de conteúdo. Falando em plataformas para blog, posso citar aqui as melhores, como o WordPress e o Joomla!
 
No caso do WhatsApp também existe uma ferramenta apta para você utilizar no seu Marketing Digital. Essa ferramenta é o WhatsApp Business.
 
Como o próprio nome indica, ela é perfeita para tornar o WhatsApp acessível para o gerenciamento de um negócio, seja ele uma pequena ou grande empresa.
 
Portanto, para aproveitar essa ferramenta da melhor forma e impulsionar os negócios, confira as dicas a seguir.
 
Forneça  informações completas
 
Depois de instalar o WhatsApp Business, crie o perfil da sua empresa trazendo várias informações relevantes a respeito do seu negócio, tais como o site, endereço e área de atuação e horário de funcionamento.
 
O importante é mostrar para o seu público essas características essenciais do seu negócio, sem criar empecilhos para a sua interação. Dessa forma fica mais fácil para os clientes acompanharem você e receberem o seu conteúdo.
 
Veja as estatísticas
 
O WhatsApp Business traz informações preciosas a respeito da comunicação que você utiliza em seu negócio.
 
O app possibilita que você fique a par das mensagens visualizadas, de quantas pessoas foram impactadas, enfim, de dados importantes para que você possa analisar o que necessita melhorar em seu conteúdo.
 
Não misture o WhatsApp pessoal com o Business
 
“Amigos, amigos, negócios à parte”, eis aí um clichê que cai bem quando o assunto é o uso do WhatsApp em seu negócio. Por esse motivo, a recomendação aqui é você manter separado o telefone pessoal do seu comercial.
 
Nesse caso, o WhatsApp Business facilita a sua vida, pois ele pode ser instalado junto com o WhatsApp tradicional, no mesmo aparelho, mas vinculados a números de telefones diferentes.
 
Dessa maneira você vai conseguir manter aquela distância bem-vinda entre a vida profissional e os seus contatos pessoais, sem que uma coisa atrapalhe a outra. Isso se chama responsabilidade para gerenciar um negócio.
 
Aproveite a rapidez das mensagens
 
Por meio de WhatsApp Business você vai conseguir elaborar mensagens padronizadas para facilitar e qualificar a sua relação com o seu público-alvo.
 
Além disso, você pode preparar respostas automáticas, agilizando ainda mais o seu processo de atendimento.
 
Sendo assim, é possível produzir determinados padrões de mensagens para aquelas situações comuns a qualquer empreendimento.
 
Desse modo você pode preparar mensagens de boas-vindas ou, inclusive recados de situações de indisponibilidade de atendimento, como, por exemplo, fora do horário comercial.
 
Não custa lembrar também que você pode unir o útil ao agradável, tendo a possibilidade de integrar o WhatsApp Business com o site do seu negócio.
 
Por esse motivo já é bom ter uma boa hospedagem de site para suportar o tráfego. Ao contar com a hospedagem Cloud, por exemplo, você terá mais velocidade de carregamento de páginas e mais estabilidade.
 
Tenha em mente que ao chegar a seu site ou blog, o usuário espera ter uma boa experiência de navegação, com carregamento rápido e informações fáceis de serem acessadas.
 
Por isso, um bom serviço de web hosting é fundamental para gerar mais credibilidade e confiança por parte dos seus futuros clientes. Caso contrário, os esforços no WhatsApp ou em qualquer outra ferramenta serão em vão.
 
Conclusão
 
Mais do que uma ferramenta útil para enviar memes, imagens de “bom dia” e combinar o churrasco com a galera, o WhatsApp também pode ajudar quem tem uma empresa.
 
Por isso, se você quer impulsionar o seu negócio, não desperdice o potencial dessa ferramenta e veja quais as melhores maneiras para você utilizá-la. 
 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »