AtaNews Publicidade 728x90
03/06/2019 às 15h34min - Atualizada em 03/06/2019 às 15h34min

Por que reiniciar o celular é importante para manter um bom desempenho

Olhar Digital
Foto: Divulgação
Cada vez mais os celulares acabam realizando diversas tarefas, que antigamente precisariam de mais de um equipamento para serem realizadas. Se tornando assim um item importante, é normal que muitas pessoas acabem nem desligando ou reiniciando eles, ou seja, este equipamento passa a ficar ligado o dia inteiro.

Apesar do celular aguentar ficar dias inteiros sem ser desligado ou reiniciado, a pessoa que está utilizando o aparelho deveria dar uma pausa para seu dispositivo.

Memória RAM

Todos os smartphones possuem uma quantidade de memória RAM, que serve para guardar algumas informações e rodar os aplicativos. Devido a forma como o sistema funciona, mesmo após ter fechado um programa, parte da memória RAM continua sendo tomada por ele, o que prejudica a velocidade de novos aplicativos prestes a serem abertos.

Quando o aparelho é reiniciado, por sua vez, apesar da lista de últimos aplicativos ainda ficarem no gerenciador de tarefas, o sistema estará com mais memória RAM disponível. No caso, isto ocorre pois quando os aplicativos voltarem a serem abertos, eles estarão em seu estado inicial e, até por isso devem demorar um pouco mais do que o comum para serem carregados.

Aplicativos com problemas

Ao utilizar programas no celular, muitas vezes ocorrem alguns bugs, que mesmo ao fechar e abrir o programa novamente, acaba não sendo resolvido. Nestes casos, é claro que o problema pode ser causado por diversas razões como ter algum arquivo de cache causando erro ou algum processo aberto entrando em conflito com ele.

Assim como foi explicado mais acima, justamente pelo mesmo motivo de liberar a memória RAM e encerrar os processos abertos, reiniciar o celular pode ser a solução para este problema.

Preserva a bateria

Além dos benefícios mencionados acima, reiniciar o aparelho também lhe ajuda a assegurar que a bateria dele continue sempre a funcionar bem. Por exemplo, não é incomum que ao rodar um aplicativo, a bateria do seu smartphone comece a ser drenada devido à falta de otimização ou outros problemas.

Indo um pouco mais a fundo, é importante que o celular nem sempre seja carregado quando a carga da bateria começar a descer, pois ao carregar o celular sem ele estar com uma carga baixa, o sistema é incapaz de aprender quando a bateria está chegando ao seu limite e qual a melhor hora para ela ser recarregada.

Então, reiniciar o smartphone, é algo que ajuda a zerar estas contagens do sistema, lembrando, que reiniciar ou desligar e ligar o telefone não conta como um ciclo de carga, que é o principal item que afeta a vida útil de uma bateria.

Quando reiniciar o telefone

Não existe um número de vezes mínimo ou um padrão exato a ser seguido para você reinicie o seu telefone. Por exemplo, desligá-lo ou reiniciá-lo todo dia não lhe causará mal nenhum, mas trará os benefícios que foram vistos acima, ou seja, isso fará com o que o seu sistema rode mais rápido e sem travamentos.

Caso você realmente deixe o seu aparelho ligado de forma contínua durante a semana, a recomendação mesmo é para que o aparelho seja reiniciado pelo menos uma ou duas vezes durante estes sete dias. Entretanto, no caso de um dos problemas mencionados acima, pode ser uma boa ideia reiniciá-lo na hora para tentar solucioná-los, afinal, reiniciar o aparelho deve levar no máximo poucos minutos.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »