A ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS e, caso falte algum que não conste nos registros previdenciários, há a opção de incluir manualmente para saber se teria direito à aposentadoria.
"Vale ressaltar que esta simulação funciona apenas como um primeiro indício do direito, pois o segurado, ao visualizar a suposta possibilidade do direito, entrará em contato com o INSS para saber se, de fato pode receber o benefício", destaca o INSS.
Se no resultado da Simulação for informado que há Vínculo com Pendência, o segurado não precisa ir imediatamente a uma agência corrigir, uma vez que o vínculo já consta no cadastro do INSS e a análise da pendência já será tratada quando o segurado fizer o pedido de um benefício.
Já existe uma ferramenta no portal do INSS em que é possível fazer uma simulação do tempo de contribuição. Contudo, essa ferramenta anterior precisa que seja inserido, manualmente, todos os registros sobre os vínculos trabalhistas.