AtaNews Publicidade 728x90
31/05/2019 às 10h34min - Atualizada em 31/05/2019 às 10h34min

Contratura capsular: saiba mais sobre essa condição que pode afetar mulheres que colocaram prótese de silicone

Esse problema é mais comum do que se imagina e pode atingir as mulheres que aumentaram os seios. Veja como tratar.

Danielle Soares
Assessoria de Imprensa, AesCare
Imagem: pinterest
A aparência dos seios é uma questão que preocupa muitas mulheres. Acabam se sentindo insatisfeitas com as suas mamas. Ter os seios firmes, grandes e empinados é o sonho de grande parte, e por isso, a procura por métodos que aumentem eles vêm crescendo.

É nesse contexto que a prótese de silicone entra. Esse tipo de cirurgia é uma das mais comuns entre as mulheres. O aumento dos seios pode ser realizado por diversos fins, seja para aumentar o tamanho de mamas pequenas, melhorar a autoestima, melhorar o seu formato, combater a flacidez, ficar com uma aparência mais jovem ou para deixá-los com o mesmo tamanho, ou seja, simétricos.

Entretanto, em qualquer cirurgia pode haver riscos e com a prótese de silicone não é diferente. Nesse procedimento pode ocorrer a contratura capsular,  que se trata de uma membrana formada em volta do silicone. Para saber mais sobre esta patologia e como tratá-la continue lendo o nosso artigo.
 
Prótese de silicone
Para entender como funciona essa patologia é necessário entender como é realizada a cirurgia de mamosplastia de aumento.
Esse é o tipo de aumento mais conhecido entre as mulheres, é uma técnica na qual uma prótese é colocada nas mamas. O objetivo de alterar o tamanho, melhorar a sustentação e firmeza.

Existem vários meios de realizar esta cirurgia, que devem ser analisados juntamente com o médico. A incisão pode variar entre: inframamário, onde é realizada uma incisão na base do seio; axilar, onde é feita  uma dobra natural localizada na axila, que é direcionada até a mama e aréola.

Uma série de cuidados devem ser realizados para evitar complicações. Nas primeiras semanas após o procedimento é aconselhado dormir somente de barriga para cima. Exercícios físicos e esforço devem ser evitados e é necessário o uso de protetor solar, principalmente na região da cicatriz, para evitar marcas na região.

Deve ser utilizada uma malha de mamoplastia por dois meses. É importante comprar o sutiã pós operatório correto, pois não pode possuir armações de metal, que podem acabar machucando a mama. O material deve ser feito de tecido para evitar que ocorram reações hipersensibilidade.
 
O que é a contratura capsular?
 
A contratura capsular ocorre quando uma membrana é formada ao redor da prótese de silicone e deixa a prótese dura, espessa e contraída. Isso pode acarretar uma série de sintomas e levar a perda do implante.
Para que o implante seja colocado na região é feito um espaço maior do que o silicone. Isso servirá para ajustá-lo melhor no local. Com o passar do tempo é formada uma membrana fibrosa ao seu redor de maneira natural, que deve se manter fina e em repouso.

Em algumas pessoas o tecido pode se contrair, o que deixa a mama e suas bordas marcadas, o que leva a um aspecto pouco natural e gera dor. Isso pode ocorrer logo após a realização da cirurgia ou mesmo após alguns anos. Isso varia de acordo com o organismo da pessoa.
Existem diversos graus de contratura capsular, sendo elas:
  • Grau I: A mama apresenta uma aparência similar antes de ser operada.
  • Grau II: A prótese começa ficar mais endurecida, mas ainda é palpável. Sua aparência continua igual.
  • Grau III: A prótese se apresenta mais endurecida e já é visível.
  • Grau IV: A contratura já é grave, a prótese já possui uma distorção muito visível. A região fica dolorosa e fria.
 
Como esse processo ocorre?
 
Geralmente esse processo ocorre quando a colocação da prótese de silicone tem alguma intercorrência.
Isso pode ocorrer devido a formação de hematomas, que é formação de sangue na região em que a prótese é colocada. Também pode acontecer pela contaminação por bactérias durante o processo cirúrgico. Em causas raras o corpo do paciente pode fazer a rejeição do implante, o que causa essas condições. Caso a prótese seja rompida no processo também pode háver a contratura.

Devido ao avanço dos procedimentos estéticos é difícil essa ocorrência, sendo uma complicação rara. Ela ocorre em apenas 4% das pessoas que realizam o procedimento. Seu risco aumenta se forma progressiva, ou seja, quanto mais tempo com o silicone, maior a chance de ocorrer essa patologia.
 
Quais os sintomas?
Na maioria dos casos os sintomas são quase imperceptíveis. A melhor maneira de detectar a contratura é observar o tamanho e forma dos seios. Em casos mais graves é possível sentir muita dor no local.
 
É possível realizar a sua prevenção?
Os cuidados pós-operatórios podem evitar que essa condição ocorra. Infecções, hematomas ou inchaços podem fazer com que o sistema imunológico atue na região, o que aumenta a cápsula fibrosa.

Por isso deve ser evitada a realização de exercícios físicos e pesados após colocar a prótese de silicone. Para voltar as suas atividades diárias consulte o seu cirurgião plástico. Também siga corretamente o tratamento medicamentoso que o médico indicou.
Tenha uma alimentação saudável e diminua o consumo dos alimentos gordurosas e ricos em carboidratos.
 
 
Escolha uma boa prótese de silicone, que não apresente tantas complicações. A escolha certa pode diminuir muito a chance do aparecimento dessa patologia.
 
Como é realizado o seu tratamento?
O tratamento varia de acordo com o grau da contratura. No caso de uma contratura Grau I e II é possível reverter o quadro por meio de uma intervenção não invasiva. Massagens locais e o uso de medicamentos devem ser eficazes.

Os casos mais graves são o Grau III e IV. Esses casos vão exigir que seja realizado um procedimento invasivo para a correção, pois nestes níveis há um deslocamento da próteses de silicone.
Esse procedimento pode ser realizado a partir da remoção dessa cápsula que se formou na prótese, sendo chamado de capsulotomia. Outro método é a troca ou remoção da prótese de silicone. Nos dois procedimentos a prótese é substituída.
 

Entendeu o que é o processo de contratura capsular? Gostou deste artigo? Continue nos seguindo para não perder mais essas e outras informações.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »