AtaNews Publicidade 728x90
28/05/2019 às 11h35min - Atualizada em 28/05/2019 às 11h35min

Fake news são campeãs de engajamento em redes sociais, diz estudo da Oxford

TecMundo
Foto: Imagem Ilustrativa
Um estudo do Instituto de Internet da Universidade de Oxford comprovou o que vemos todos os dias em nossos feeds de notícias: o engajamento em postagens com informações falsas e com conteúdo extremo é maior do que em posts de notícias da mídia tradicional.

A análise foi feita a partir de conteúdos veiculados em redes sociais, principalmente Facebook e Twitter, durante o período de eleições do Parlamento Europeu, do dia 23 a 26 de maio. Os sites populares por publicarem as chamadas junk news tiveram um engajamento de 1,2 a 4 vezes maior do que as notícias dos veículos tradicionais.

Junk news
O que por aqui chamamos de fake news, o estudo classificou como junk news. Ou seja, conteúdos ideologicamente extremos, enganosos e/ou com informações e fatos incorretos. A disseminação destas mensagens alarma as autoridades da União Europeia por ocorrer justamente em um período de processos políticos e por influenciar as pessoas.

“As junk news em nossa base tenderam a envolver temas populistas como anti-imigração, fobia contra grupos islâmicos, com poucos mencionando líderes ou partidos europeus”, destacam os autores da pesquisa, de acordo com a Agência Brasil.

Influência externa
Além da preocupação com a desinformação da população impactada pelas junk news, o estudo destaca outro problema: a influência externa em eleições locais. Foram identificados, entre os compartilhamentos, posts com informações falsas de fontes russas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »