AtaNews Publicidade 728x90
27/05/2019 às 10h02min - Atualizada em 27/05/2019 às 10h02min

Sanessol alerta sobre a importância das redes coletoras para o sistema de esgoto de Mirassol

População pode colaborar para evitar obstruções nas tubulações

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
As redes coletoras são responsáveis por levar o esgoto gerado nos imóveis por meio do uso da água para banho, limpeza de roupas, de louças e descarga do banheiro, até às estações de tratamento de esgoto.  

Para evitar obstruções nessas tubulações, é preciso a conscientização da população para ficar atenta em relação ao descarte incorreto de resíduos na pia e no vaso sanitário como óleo de cozinha usado, papeis, fios de cabelo e embalagens. Esses materiais entopem a rede, podendo gerar extravasamentos nas ruas da cidade e, até mesmo, retorno nas residências.

Outro ponto de atenção são as águas pluviais. A água de chuva nunca dever ser direcionada à rede coletora de esgoto. A ação sobrecarrega a tubulação provocando seu rompimento. 

As redes cruzadas acontecem quando o imóvel não possui ligações separadas: uma para água da chuva conectada à galeria pluvial e outra exclusivamente para o esgoto destinado às estações de tratamento. Esses casos são considerados ligações clandestinas e prejudicam a população e o meio ambiente. As águas de chuva lançadas diretamente nas redes de esgoto causam extravasamentos nos poços de visitas, com deslocamentos dos tampões, podendo provocar acidentes e mau cheiro.

Além das orientações acima, é importante higienizar a caixa de gordura do imóvel com periodicidade. Para limpar, é necessário usar uma máscara e luva, abrir a tampa do recipiente com uma chave de fenda, tirar o resíduo da cesta de limpeza e lavar o local com esponja, água e sabão. No último ano, foram realizadas cerca de 300 desobstruções pela equipe da Sanessol.

Qualquer dúvida, a população pode entrar em contato pelo 0800 774 0195, 24 horas por dia, pelo (17) 3253-9199 e WhatsApp (17) 99197-3499 de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »