AtaNews Publicidade 728x90
23/05/2019 às 11h05min - Atualizada em 23/05/2019 às 11h05min

Problemas com o fornecimento de água de Araçatuba são debatidos em Audiência Pública

Comandado pelo vereador Dr Flávio Salatino, evento reuniu representantes da Samar e do DAEA, que responderam questionamentos dos participantes; WhatsApp deve ser utilizado para ajudara solucionar problemas

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
 A Audiência Pública relativa ao fornecimento de água e ao esgotamento sanitário de Araçatuba (SP) reuniu pouco mais de 50 pessoas no plenário da Câmara Municipal, entre vereadores, representantes da Samar (concessionária dos serviços), do DAEA (agência reguladora e fiscalizadora) e cidadãos de forma geral. Os trabalhos foram liderados pelo vereador Dr Flávio Salatino (MDB), vice-presidente da Comissão Permanente de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Rural da Câmara, que convocou o evento.
 
Inicialmente, o comissário geral do DAEA, Márcio Saito, fez uma apresentação da autarquia municipal. Em seguida, o diretor técnico da Samar, Rondinaldo Lima, expôs o histórico da empresa, assim como os sistemas de captação, tratamento e distribuição de água, e de esgotamento sanitário de Araçatuba. Ele garantiu que a empresa monitora e controla toda a rede de abastecimento, sendo que fornece ao mês 68 mil m3 de água, e realiza a análise de quase 19 mil amostras de água a cada 30 dias. Lima afirmou também que os dados são disponibilizados virtualmente ao público e chancelados pela Vigilância Sanitária.
Reclamações e WhatsApp
 
Na etapa mais aguardada da audiência, vereadores e cidadãos fizeram perguntas ao representante da Samar. O morador do bairro Jussara, Antonio Almeida, iniciou os questionamentos querendo saber quais as providências da empresa para evitar que o bairro fique sem água por vários dias, como ocorreu em março.

Lima pediu desculpas pelo ocorrido e argumentou que se tratou de uma situação pontual, e disse também que a Samar alterou a forma de atuação em casos semelhantes, com manutenções preventivas, por exemplo.
 
José Maurício Pollon, do Umuarama, fez quatro reclamações: falta de água no bairro, troca de hidrômetro metálico por equipamento plástico, alto custo para religamento da água, e perda da limpeza de caixa d'água por causa da água barrenta fornecida pela empresa. O advogado Danilo Zaninelo, do Iporã, reclamou de 200% de aumento repentino na conta de água de sua casa, supostamente por passagem de ar pelo hidrômetro, que foi reduzida após reparo no equipamento.

Nitieli Cardoso Mateus, também do Umuarama, reclamou do alto valor na conta (que foi corrigida depois de três dias de idas e vindas à empresa, segundo a consumidora) e passagem de ar pelo hidrômetro. Para os três casos, o representante da Samar disse que não tem como responder casos específicos, mas garantiu que passagem de ar não é cobrado. Christian Menezes, do Hilda Mandarino, desafiou Lima a provar que a cidade tem 100% de esgoto tratado (o representante da Samar sustentou a informação), colocando-se à disposição para mostrar pontos onde o esgoto cai sem tratamento no ribeirão Baguaçu. De forma geral, o diretor técnico colocou a Samar à disposição para checar os casos específicos citados na audiência. Respondendo a Pollon, disse também que fotos e vídeos enviados pelo WhatsApp servem para que a empresa analise e solucione problemas.
 
Solidária aos cidadãos, a vereadora Beatriz (Rede) perguntou a quem reclamar, como reclamar e como obter repostas da Samar e do DAEA, diante dos casos relatados na audiência. Saito e Lima reafirmaram que as duas entidades possuem um canal de comunicação direta e estão à disposição do consumidor. Beatriz cobrou da Câmara que dê publicidade a esses canais, em favor da agilidade no atendimento aos moradores.
 
Resultados
 
"A presença dos moradores foi satisfatória e a audiência cumpriu o seu papel, de dar voz ao cidadão e buscar respostas da Samar e do DAEA. Creio que o objetivo da Comissão foi atendido. Mas o assunto não acaba aqui, pois esse evento não é um fim em si mesmo. Trata-se de um instrumento de participação que serve de parâmetro para a empresa corrigir erros e para o poder público fiscalizar e cobrar", comentou Salatino.
 
De acordo com o vereador, um relatório será elaborado e encaminhado às autoridades e responsáveis pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, para que tomem ciência e providências em relação às reclamações, sugestões e considerações. Também participaram a vereadora Tieza (PSDB), os vereadores Carlinhos do Terceiro (Solidariedade), Denilson Pichitelli (PSL) e Rivael Papinha (PSB). A Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Rural é composta pelos vereadores Rivael Papinha (PSB), que é o presidente, Dr Flávio Salatino (MDB), vice-presidente, e Denilson Pichitelli (PSL), membro.


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »