AtaNews Publicidade 728x90
21/05/2019 às 08h33min - Atualizada em 21/05/2019 às 08h33min

Quais são os riscos de usar maquiagem vencida?

Dra. Marina Hayashida
Vida e Estilo
Foto: Divulgação
Máscara para cílios praticamente seca. Batom com aquele cheiro estranho fazendo aniversário. Base parada há meses. Quem aí possui itens de maquiagem assim em casa? Pois é preciso cuidado e atenção: o prazo de validade de um produto leva em consideração o tempo que ele é mantido estável, com sua composição intacta.
 
Este prazo é determinado pela empresa que o desenvolveu e considera muitos fatores envolvidos para a sua fabricação. Ou seja: é importante respeitar rigorosamente o prazo estampado na embalagem de suas maquiagens.

Produtos vencidos podem perder as qualidades cosméticas originais e, a partir da data de vencimento, o fabricante não se responsabiliza mais por características dele, como cor, textura, odor, fixação e durabilidade. A água e o óleo que alguns itens possuem podem se separar, por exemplo, ou seja: manter um produto assim no nécessaire não faz sentido, uma vez que ele perderá a sua função e seus benefícios.

Olhos: podem acontecer reações alérgicas que são muito comuns nesta região por conta da maior sensibilidade, como vermelhidão, ardência, coceira, inchaço (chamado de conjuntivite alérgica) e até descamação das pálpebras.

Lábios: batons vencidos costumam dar menos problemas, mas eles podem chegar a mofar, por exemplo. Ainda assim, usar um batom velho faz com que você corra o risco de deixar a boca ressecada e também gerar reações alérgicas locais, como vermelhidão, inchaço e descamação.

Pele: as reações mais comuns com o uso de bases, pós e cremes vencidos no rosto e corpo são irritação no local, com vermelhidão e coceira; alergias (que mesmo após melhorarem ainda podem deixar manchas escuras permanentes); aumento de oleosidade da pele do rosto; e obstrução de poros, piorando o aspecto e favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas.

E os pincéis e aplicadores?

Cuidado redobrado com eles: os pincéis e esponjas de maquiagem sujos vão acumulando produtos - cremes, bases, corretivos e pós – e isso pode causar principalmente a proliferação de bactérias e fungos, que geram infecções na nossa pele. E não é só isso: corremos o risco de sentir os mesmos efeitos do uso de maquiagem vencida, já que o produto acumulado nos pincéis e esponjas não tem mais as propriedades prévias de conservação. Os pincéis e esponjas menores, próprios para olhos, também são perigosos por conta da conjuntivite alérgica e de infecções nas pálpebras.

Notou algo de estranho após aplicar cosméticos ou maquiagens?

Interrompa na hora o uso do produto, lave o local com água e procure um dermatologista para entender o que causou o problema!
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »