AtaNews Publicidade 728x90
18/05/2019 às 15h06min - Atualizada em 18/05/2019 às 15h06min

Educação Escoteira movimenta escola de Araçatuba

Ação foi realizada na Emeb Leão Nogueira Martins; projeto mobilizou mais de 1.200 estabelecimentos de educação em todo o Brasil, em um dia inteiro de diversão, aprendizado e contato com o escotismo

Assessoria de Imprensa, Marcelo teixeira

O sábado foi movimentado na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Leão Nogueira Martins, de Araçatuba (SP). A unidade do bairro Iporã recebeu a visita de mais de 250 escoteiros dos grupos Dom Bosco 206 e Alcateia Samurai, que desenvolveram diversas atividades, como palestra relacionada à campanha Maio Amarelo (sobre segurança no trânsito), jogos de conscientização para aprender a lidar com diferenças, valorização das mulheres, trabalho em equipe etc.

 

A ação que integrou escoteiros e alunos da escola faz parte do projeto nacional EducAção Escoteira, que ocorre uma vez por ano, e está em sua terceira edição. O tema deste ano é Escotismo - Uma Aventura saudável. Nele, estudantes de todo o país têm a oportunidade de interagir com crianças, adolescentes e jovens do Movimento Escoteiro em um dia de atividades educativas.

A ação integradora tem impacto social, com a realização de atividades educativas de forma lúdica, alegre e atraente. A ideia é apresentar aos alunos da escola experiências práticas e variadas do movimento escoteiro, que divirtam e integrem crianças, jovens e adolescentes. Ela ocorreu de forma simultânea em diversas cidades de todos os estados do Brasil. O EducAção Escoteira foi realizado em mais de 1.200 estabelecimentos de educação com o propósito de beneficiar a sociedade de forma sustentável, preocupados com a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com um mundo melhor – principal missão do Movimento Escoteiro.

 

"Esse projeto é uma excelente alternativa para alunos aprenderem conceitos cotidianos por meio do Método Escoteiro. E para os integrantes do movimento, que estarão interagindo com esses alunos, é uma oportunidade de fazer o bem, compartilhar o conhecimento que possui e ampliar a relação outros jovens, formando uma cadeia de aprendizagem e valores morais", explicou o diretor presidente do grupo Dom Bosco 206, Valdomiro Batista Leal Júnior.

 

O Escotismo
 

Fundado em 1907 pelo general inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, o escotismo é um movimento educacional e apartidário que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem o seu próprio desenvolvimento, e a se envolverem com a comunidade, formando líderes.

A União dos Escoteiros do Brasil foi fundada em 1924, e é uma sociedade civil de direito privado e sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, reconhecida de utilidade pública, que congrega os grupos de escoteiros no Brasil.

Para se juntar ao Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos; a partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »