AtaNews Publicidade 728x90
03/05/2019 às 14h46min - Atualizada em 03/05/2019 às 14h46min

Público pode indicar os destaques do Troféu Odette Costa 2019

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Pela primeira vez, a população vai poder indicar artistas, instituições e ações culturais para o Troféu Odette Costa. Instituído por meio da Lei Municipal nº 4905, de 23 de outubro de 1996, o prêmio foi idealizado para contemplar pessoas, espetáculos e ações culturais em Araçatuba que tenham relevância e destaque no período de maio de um ano a abril do ano seguinte. O troféu é considerado a maior honraria do setor cultural no município.

Em 2019, a premiação, que habitualmente é realizada em maio, chega à sua 16ª edição. Desta vez, o público poderá indicar seus favoritos. Por meio de um formulário, a população poderá indicar pessoas, entidades e locais das 12 categorias do prêmio, a saber: teatro, artes populares (artesanato, catira, folclore etc.), artes visuais (fotografia, pintura, escultura etc.), audiovisual (cinema, televisão, videogame etc.), dança, meio de comunicação, espaços difusores/promotores de cultura, literatura, música, cultura urbana (grafite, batalhas de rap etc.), prêmio especial (indicação de pessoas ou entidades que contribuíram significativamente para o desenvolvimento cultural da cidade) e homenagem póstuma (cidadãos que colaboraram com a atividade cultural em Araçatuba e que vieram a falecer).

Para a dirigente administrativa da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Vanessa Manarelli, a intenção é democratizar e ampliar a participação popular.

“Queremos que os cidadãos indiquem seus favoritos. Assim, podem se tornar públicos e mais conhecidos os artistas e iniciativas culturais dos bairros, que não são ainda de conhecimento de todos e, às vezes, nem da própria secretaria”, afirmou.

O público pode indicar seus prediletos até o dia 14. O formulário está disponível no site da prefeitura (www.aracatuba.sp.gov.br), no blog da SMC (smculturaaracatuba.blogspot.com) e no endereço conselhocult.blogspot.com, que é o blog do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).

Das indicações populares, os três nomes mais votados de cada categoria integrarão uma lista que será entregue ao CMPC. O conselho, por sua vez, realizará a votação dos premiados no próximo dia 15.

A entrega dos prêmios será feita no dia 21 deste mês, às 19h, no teatro Paulo Alcides Jorge, anexo à biblioteca municipal Rubens do Amaral. Com entrada franca, a noite de premiações terá coquetel e várias atrações culturais, incluindo um show acústico da banda Swing Snake Blues e apresentação da Banda Municipal Bruno Zago.

Arte Urbana

Como a lei não estabelece critérios e orientações, a SMC, juntamente com o CMPC, tem a liberdade de atualizar a cada ano as categorias premiadas, conseguindo assim contemplar diferentes segmentos culturais.

Um exemplo é a inserção neste ano da categoria “arte urbana”, que visa premiar as ações e manifestações originárias dos ambientes urbanos ou “da rua”, como o grafite, as batalhas de rap, o break etc.

Odette Costa

Araçatubense, Odette Costa nasceu em 1927 e, por mais de 50 anos, trabalhou como professora da Rede Pública e no Jornalismo, sendo considerada a colunista social mais antiga do Brasil. Foi homenageada em 1982 e 2003 pelos vereadores com o Diploma de Honra ao Mérito e a Medalha Nove de Julho. Odette Costa foi membro da Academia Araçatubense de Letras e presidente da AAL por dois mandatos, de 1997 a 2000.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »