AtaNews Publicidade 728x90
26/04/2019 às 12h14min - Atualizada em 27/04/2019 às 23h00min

Facebook proíbe testes de personalidade em sua plataforma

Veto pode estar ligado diretamente ao escândalo de privacidade envolvendo a Cambridge Analytica. A rede social não confirmou essa ligação

Olhar Digital
Foto: Divulgação
O Facebook está banindo os famosos testes de personalidade, como aqueles famosos “Com qual celebridade você se parece?”. Por anos, essas aplicações foram responsáveis por coletar e armazenar uma grande quantidade de informações sobre os usuários. O banimento veio um ano após o escândalo do Cambridge Analytica, que provou que o teste “thisisyourdigitallife” (Essa é sua vida digital), coletou dados de mais 87 milhões de pessoas.

Para esclarecer, esses testes não são o problema. A questão é que eles fornecem uma forma de se conseguir uma quantidade massiva de dados, e o Facebook permitiu que esses meios de coleta de informações continuassem a funcionar por anos sem nenhum tipo de controle.

A proibição de testes de personalidade faz parte de novas políticas do Facebook para garantir maior segurança aos usuários que acessam a plataforma. A rede social está bloqueando diversos serviços mais antigos do gênero, caso os usuários não tenham acessado os mesmos nos últimos 90 dias.

As mudanças na questão de privacidade da rede social de Mark Zuckerberg foram anunciadas há mais de um ano, porém, só entraram em vigor agora, como é o caso citado acima. O Facebook não disse especificamente que a proibição dos testes de personalidade está diretamente ligada ao Cambridge Analytica. Em vez disso, eles justificaram que estão removendo aplicativos com “baixa utilidade” da plataforma.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »